Workshop | Aprendizagem baseada em projetos e avaliação interpares: da conceção à operacionalização
Organização: LEA, FEUP
Datas: 28 de novembro de 2019 (10:30 às 13:00 e das 14:00 às 18:00)
Local: i-105, FEUP
RESUMO
Esta formação, bastante intensiva, já foi realizada por vários docentes e investigadores do IST, direcionando-se particularmente a todos os que orientam dissertações de mestrado e/ou doutoramento. Algumas das temáticas abordadas incluem: a definição de Coaching e seus contextos de aplicação, nomeadamente ao meio académico; os benefícios do Coaching e os custos de não fazer Coaching; os limites e as resistências ao Coaching. Algumas das habilidades coaching serão treinadas ativamente, recorrendo a exercícios de grupo e actividades de role-playing, nomeadamente, os estilos de comunicação e de aprendizagem, a escuta ativa, o questionamento, a empatia e também o treino assertivo, com particular destaque para as ‘conversas difíceis’ ou cruciais.
FORMADORA
Isabel Cristina Gonçalves (Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico do IST, ULisboa).
Isabel Cristina Gonçalves é licenciada (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 1989, tendo-se especializado em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI). Finalizou a sua formação na APTCCI com uma dissertação sobre Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, usando o modelo Cognitivo-Comportamental.
Nesta associação, Isabel Cristina Gonçalves é também formadora e supervisora de adultos, desde 2003. Membro nº 006085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico. Ainda na OPP, foi Presidente da Comissão de Estágios durante a vigência da Primeira Direção (2011 – 2014).
Foi membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014 e Coordenadora do Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST de 1993 até 2006 e Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (ex Gabinete de Apoio ao Tutorado) de 2006 até à atualidade.
Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse, incluindo vários capítulos do livro Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011) e um capítulo no livro editado este ano pela Sílabo numa colaboração com a APTCCI – Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, editado pelos Professores Telmo Baptista e David Neto.
Inscrição: livre mas obrigatória, até 26/11, no link+ info: lea@fe.up.pt, ext 4717
Organização: LEA, FEUP
Datas:
18 de setembro de 2019 (14h30-17h30)
Local: i-105, FEUP
RESUMO – Nesta ação de formação, que assumirá um caráter interativo e prático, analisar-se-ão os aspetos conceptuais ligados ao desenvolvimento de contextos de aprendizagem baseada em projetos e da avaliação interpares. Entre outros aspetos, discutir-se-ão os seus pressupostos e modos de operacionalização tendo como ponto de partida as questões dos participantes. O objetivo principal consiste, para além da partilha de experiências, na identificação de um conjunto de instrumentos e ferramentas que podem ser úteis para a concretização de ambientes de aprendizagem basada em projetos e de avaliação interpares.
FORMADORA – Maria Assunção Flores é Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorou-se em Educação na Universidade de Nottingham, tendo sido visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. É co-diretora da European Journal of Teacher Education e diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice. Atualmente, é presidente da International Study Association on Teachers and Teaching e é membro emérito da direção do International Council on Education for Teaching. As suas áreas de investigação incluem formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, currículo, avaliação e ensino superior. Participou e coordenou vários projetos de investigação, salientando-se, entre os mais recentes: “Os professores e o exercício da Liderança” (PTDC/CPE-CED/112164/2009); “Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” (PTDC/MHC-CED/2703/2014) e “Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos” (PTDC/CED-EDG/28570/2017), financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Inscrição: livre mas obrigatória no link
+ info: lea@fe.up.pt