PROJETOS da comunidade FEUP na área pedagógica

Nesta secção são indicados os projetos realizados por docentes/investigadores/técnicos/ estudantes da FEUP, na área pedagógica.

Adicionando uma dimensão à pedagogia através da impressão 3D 

  • equipa: Miguel Ferraz
  • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 5º edição (2020)

Cooperação Universidade/Empresas para o desenvolvimento de Competências Transversais

    • equipa: M.Firmino Torres, J.P.Pêgo, Ana Freitas
    • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 5º edição (2020)

CHAMELEONS – Championing A Multi-Sectoral Education and Learning Experience to Open New Pathways for Doctoral Students

  • EQUIPA: SALUMEDIA LABS SL, IRISH PLATFORM FOR PATIENTS’ ORGANISATIONS SCIENCE AND INDUSTRY LIMITED BY GUARANTEE, University of Porto, BEACON HOSPITAL SANDYFORD LIMITED, IE
    National University of Ireland, Maynooth, Irmandade da Casa da Misericordia da Amadora IPSS, Aristotle University of Thessaloniki, Andalusian School of Public Health, University of Oulu,
    University College Dublin
  • FINANCIAMENTO: European Commission (EC), Grant number: 873105

CALOHE2 – Measuring and Comparing Achievements of Learning Outcomes in Higher Education in Europe – Phase 2

  • equipa: UPorto (Alfredo Soeiro); coord University of Groningen
  • financiamento: Comissão Europeia, ERAMUS+

NFIF – Development of a concept for the documentation and validation of non-formal and informal learning outcomes in engineering

  • equipa: coord: The Association of German Engineers, Czech Association of Scientific and Technical Societies, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Fédération Européenne d’Associations Nationales d’Ingénieurs, HIS d.o.o. Donja Višnjica
  • financiamento: Comissão Europeia, ERAMUS+

RLABS-AU | Enriching Student Learning Experience through International Collaboration in Remote Laboratories (CONCLUÍDO)

  • equipa: coord: University of South Australia, Blekinge Institute of Technology (Sweden), University of Porto (Portugal), University of Technology, (Australia)
  • financiamento: CG8-697

Sentir a Realidade da Engenharia com Ferramentas de Imersão Sensorial VR/360   

    • equipa: Francisco Piqueiro
    • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 4º edição (2020)

Aprendizagem Ativa em Aula Invertida: O Laboratório como Espaço de Fusão de Novos Paradigmas de Ensino 

    • equipa: Eliana Silva, Joaquim Faria, Inmaculada Velo Gala, Cláudia Silva, Maria José Sampaio, Rita Ruivo Marques
    • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 4º edição (2020)

Livro Aumentado para Introdução Criativa à Promoção  

    • equipa:  António Coelho
    • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 4º edição (2020)

Mudar a avaliação para mudar a aprendizagem: método de avaliação das aprendizagens via e-portfólio

RM_EXPERIENCE – Conceitos Básicos explicados através da experimentação

PROJETO | CDM – Consultório Digital de Matemática

PROJETO | DSP – Education KIT 

    • equipa: Aníbal João Ferreira
    • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 2º edição (2018)

PROJETO | eLearning@miec.fe.up.pt

    • equipa: Miguel Ângelo Ferraz
    • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 2º edição (2018)

PROJETO | MICO – Experimentação ativa com mini-modelos de controlo de temperatura

PROJETO | O “cooperative learning” no estudo dos padrões urbanos: soluções precisas para problemas complexos

    • equipa: (Fernando Brandão Alves e Teresa Calix Augusto, FAUP)
    • financiamento: Projetos de Inovação Pedagógica UPorto – 2º edição (2018)

PROJETO | PEC – Publicação e escrita científica para formato e-Learning (Academia UP) 

PROJETO | Using data mining to predict students’ academic success

PROJETO | IDESAB – Identificação dos estudantes em vias de abandonar o ensino universitário

PROJETO | iTeach – Improving Teaching Effectiveness in Chemical Engineering Education (CONCLUÍDO)

    • equipa:
      • Coordinator: Newcastle University
      • Partners: Université de Lorraine, International Balkan University, Universidade do Porto, Slovak University of Technology in Bratislava, TU Dortmund,
      • Associate Partners: IChemE, SPEE,SFGP, CSCHI, ProcessNet, TUE, DTU, Budapest University of Technology & Economics.
      • Portugal is represented by FEUP’s professors: Luis Madeira and João Campos
    • início: 2013, fim: 2016
    • financiamento: LLP – LLP – Lifelong Learning Programme
    • website: www.iteach-chemeng.eu

PROJETO | A Methodology for the Formation of Highly Qualified Engineers at Masters Level in the Design and Development of Advanced Industrial Informatics Systems (CONCLUÍDO)

    • equipa:
      • Coordinated by Universitat Politecnica de Valencia
      • Partners: Al-Farabi Kazakh National University, Pavlodar State University, Petrozavodsk State University, St. Petesburg State Polytechnical University, Odessa National Polytechnical University, National Technical University of Ukraine – Kiev Polytechnic I., University of Porto, University of Stuttgart, Technical University of Sofia, Mälardalen University
      • FEUP’s members: Armando Jorge Miranda de Sousa, Luís Miguel Pinho de Almeida, Mário Jorge Rodrigues de Sousa, Paulo José Lopes Machado Portugal, Sofia Araújo da Silva
    • início: 2013, fim: 2016
    • financiamento: TEMPUS
    • website: http://www.psu.kz/index.php?option=com_content&view=article&id=4831&Itemid=646&lang=eng

PROJETO | PEP-UP – PhDs Enhanced for Prospects | ErasmUs Plus (CONCLUÍDO)

    • equipa: Partners: INSA Lyon | Institut National des Sciences Appliquees de Lyon (Coordinator), POLITO | Politécnico di Torino, Loughborough University, Trinity College Dublin, TU Delft | Technische Universiteit Delft, IRWTH AACHEN | Irheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen, Universidade do Porto, University of Aalborg. Companies: Infineon, Hilti Corporation. FEUP’s members: Ana Freitas (LEA-FEUP), António Ferreira (Vice-President of FEUP’s Scientific Council), Catarina Maia (DEGI-FEUP, INESC), João Claro (DEGI-FEUP, INESC); José Coelho Rodrigues (DEGI-FEUP); Paulo Garcia (coord of LEA-FEUP, DEF-FEUP), Sofia Araújo Silva (Unidade de projetos, FEUP)
    • início: 2014, fim: 2017
    • financiamento: ERASMUS+
    • site: http://www.fit-for-industry.com

PROJETO | VINCERE: Ciências e engenharia em português: vídeo e interação (CONCLUÍDO)

    • equipa: Abel Dias dos Santos, Alfredo Augusto Vieira Soeiro, Ana Cristina Costa Aguiar, Ana Isabel Palmero Marrero, António Augusto Fernandes, António Torres Marques, Armando Jorge Miranda de Sousa, Armando Luís Sousa Araújo, Carlos Manuel Milheiro de Oliveira Pinto Soares, Diana Maria Carreira Pires Urbano, Fernando Gomes de Almeida, Gabriel de Sousa Torcato David, Isilda Viana Pereira da Silva, João José da Cunha e Silva Pinto Ferreira, Joao Jose Ramalho Carvalho, João Paulo Filipe de Sousa, José António de Bessa Pacheco, José António de Sousa Barros Basto, Luís António de Almeida Vieira, Luis Miguel Pinho de Almeida, Manuel Joaquim da Silva Oliveira, Maria Cristina de Carvalho Alves Ribeiro, Maria Filomena Guimarães Dias de Almeida, Maria Helena Sousa Soares de Oliveira Braga, Maria José Fernandes Vaz Lourenço Marques, Paula Manuela Lemos Pereira Milheiro de Oliveira, Paulo Jorge Valente Garcia, Raimundo Moreno Delgado, Renato Manuel Natal Jorge, Vitor Angelo Magalhaes Marinho, Ana Maria Mouraz Lopes
    • financiamento: Projectos Inovadores no Domínio Educativo, Fundação Calouste Gulbenkian
    • início: 2013, fim: 2014
    • Projects’ website: https://www.youtube.com/user/VincereFeup/videos?flow=grid&view=0&sort=p 
    • Project in SIGARRA: https://sigarra.up.pt/feup/pt/projectos_geral.mostra_projecto?p_id=66804 

PROJETO | De Par em Par – observação por pares

PROJETO | TALOE: Time to Assess Learning Outcomes in E-learning (CONCLUÍDO)

    • equipa: Alfredo Soeiro (UPorto), Gábor Dénes Főiskola (DGC), Innovate4Future – Center for Advanced Educational Solutions (I4F), Università degli Studi di Padova (UniPD), European Distance and E-Learning Network (EDEN), European University Continuing Education Network (EUCEN), Hariduse Infotehnoloogia Sihtasutus (HITSA), Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)
    • financiamento: LLP 2007-2013 – LLP 2007-2013 – Lifelong Learning Programme
    • início: 2007, fim: 2013
    • Projects’ website: http://taloe.up.pt/
    • Project in SIGARRA: http://sigarra.up.pt/feup/pt/projectos_geral.mostra_projecto?P_ID=66077