2012 | FORMAÇÃO

Neste ano promoveram-se 5 sessões que visavam: discutir as competências dos estudantes de engenharia no final do 1º ciclo; apresentar boas práticas no planeamento de uma unidade curricular; saber utilizar a voz como engenho corporal ao serviço da comunicação.

 

REFLECTIONS ON 3-YEAR AND 5-YEAR ENGINEERING DEGREES
Data: February 22nd 2012 (Wednesday), 14:30-16:00
Local: FEUP,  sala B032

Professor Torbjorn Strom will discuss the professional readiness of engineering students attending the Buskerud College of Engineering at the end of the 1st Bologna cycle. The following topics will be considered:

  • Brief introduction to the Norwegian engineering higher education system
  • Regulations for the engineering degree in Norway
  • How do we prepare students for a working life as an engineer in industry
  • The transition from a 3 year degree and onto a masters degree
  • Lessons learnt

The speaker:

Torbjorn Strom received his first university degree in Physics from The University of Strathclyde in Scotland. Later he went to the University of Trondheim for further studies in Computer Science.

He is currently a professor at Buskerud University College in Kongsberg where he is teaching Software Development of Real Time Systems and Project Management.

Professor Strom has served several years on the National Academic Council for Informatics Studies (Nasjonalt fagråd for informatikk) and has for a number of years been a member of its Executive Committee.

He has been involved in the setting up of several small industrial companies in Kongsberg and has served as a board member including ten years as the chairman of the board on some of these companies. Professor Strom has participated in a number of industrial projects for local industry and was managing the software development of the Deep Dive Monitoring System in connection with the Oseberg Oilfield.

In his student days he played chess for the University of Strathclyde chess team and for the Scottish national student team. These days he plays a lot of golf and likes to spend spare time in the mountains. The family has a cabin in the outskirts of Hardangevidda where he and his wife like to spend part of their winter and summer holidays with children and grandchildren.

(100 participantes)

 


PLANEAMENTO DE UC’S NO ENQUADRAMENTO EUR-ACE
Data: 23 de maio de 2012 (quarta-feira), 10 às 13h
Local: FEUP, sala I-105
Oradora: Prof.ª Nilza Costa (Departamento de Didática e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro, formadora da UNAVE)

As propostas de acreditação EUR-ACE apresentadas pelos mestrados integrados da FEUP justificam a realização desta ação de formação. A sessão que se propõe tem como base a preparação dos docentes para as implicações que poderão advir, para a prática letiva, da acreditação dos cursos no quadro do EUR-ACE. Esta mudança poderá constituir uma oportunidade de reflexão e melhoria das práticas instituídas e, por esse motivo, propomos um programa centrado em conceções e estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação capazes de se adequarem ao desenvolvimento das competências descritas no quadro do EUR-ACE, e que possibilitem simultaneamente a garantia da qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas.Nesta perspetiva, esta sessão de formação terá por base os seguintes objetivos:

  • Desenvolver competências de planificação das unidades curriculares à luz dos referentes atuais
  • Compreender as competências definidas no quadro do EUR-ACE
  • Identificar estratégias e atividades de ensino e aprendizagem que permitam o desenvolvimento das competências definidas no quadro do EUR-ACE
  • Identificar estratégias e atividades de avaliação das aprendizagens que permitam o desenvolvimento das competências definidas no quadro do EUR-ACE

(20 participantes)

 


VOZ: ENGENHO CORPORAL AO SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO
Data: 27 de junho de 2012 (quarta-feira), 15h-18h
Local: FEUP, Sala B029
Oradora: Dr.ª Inês Moura – Voz e Nós

A voz é uma fonte de informação estética, linguística e cultural, potencializando ou não a eficácia e a credibilidade da comunicação oral. Uma das preocupações com que se defronta grande parte dos docentes ao longo da carreira é a manutenção de uma voz saudável. Contudo raramente recebem informação e treino específico dirigido à atividade vocal. Com esta ação de sensibilização pretende-se que os docentes se identifiquem como profissionais da voz por excelência, conheçam a voz como um fenómeno do corpo, reconheçam a importância de cuidar e treinar a voz para melhorarem o seu desempenho enquanto comunicadores.

Conteúdos da sessão:

  • Professor como Profissional da Voz;
  • Importância da Voz na Comunicação;
  • Dimensões da voz e Mecanismos de Produção Vocal;
  • Higiene e Saúde Vocal;
  • Exercícios práticos de controlo vocal;

A abordagem é de caráter teórico-prático. Pede-se a todos os participantes para usarem roupa confortável que permita a realização de pequenos exercícios corporais.

 Sobre o “Voz e Nós”:

O Voz e Nós é um Centro de Desenvolvimento de Competências de Comunicação Interpessoal e Voz. Divide as suas atividades em Serviços Especializados (Terapia da Fala, Reeducação Postural Global, Voz Falada, Voice Coaching e Voz Cantada), Serviços de Consultoria e Formação (formação de técnica vocal dirigida a grupos específicos) e Investigação relacionada com a temática da voz.

Mais informações aqui.

(30 participantes)

 


ALTERAÇÃO DO MODELO DA UC PROJETO FEUP
Data: 14 de novembro de 2012 (quarta-feira) | 16:30h às 18:30h
Local: Sala B008
Orador: Armando Sousa (Coordenador do Projeto FEUP)

A alteração do modelo atual do Projeto FEUP justifica a realização desta sessão, que pretende constituir-se como um espaço de debate e apresentação de propostas de melhoria que contribuam para a reestruturação desta unidade curricular. Pretende-se, desta forma, potenciar a participação da comunidade educativa neste processo, procurando corresponder às necessidades dos diferentes intervenientes envolvidos.

Nesta perspetiva, a sessão terá por base os seguintes objetivos:
• Ampliar o conhecimento da comunidade educativa acerca do Projeto FEUP, no que respeita aos processos desenvolvidos e resultados obtidos.
• Discutir os referentes atuais desta unidade curricular e identificar propostas de melhoria.

(19 participantes)

 


LANÇAMENTO/ALTERAÇÃO DE CLASSIFICAÇÕES NO SIGARRA 
Datas e local: 19 de dezembro de 2012 (quarta-feira) | 14:30h – 15:30h | B032
OU
19 de dezembro (quarta-feira) | 11h – 12h | B032
Oradora: Susana Gaio (USI-CICA, FEUP)

As alterações associadas à transição para o novo SIGARRA, bem como a necessidade de se garantir o cumprimento da legislação em vigor, recomendam que se realize uma sessão de formação dedicada aos procedimentos para lançamento/alteração de classificações. Nesta sessão, organizada em colaboração com a equipa do SIGARRA, serão prestados esclarecimentos sobre as alterações à organização deste processo no SIGARRA e efetuadas demonstrações dos respetivos procedimentos.

(16+64 participantes)