2010 | FORMAÇÃO

Neste ano foi promovida uma ação de formação que visava abordar a questão da eficiência escolar e económica dos cursos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, face ao necessário esforço da racionalização.

 

EFICIÊNCIA DOS CURSOS
Data: 25 de Maio de 2010, 14:30-17:30
Local: FEUP

O número de cursos da FEUP e o número de estudantes que os frequentam torna necessário um esforço de racionalização da nossa oferta formativa, tanto por razões económicas como para melhorar o sucesso escolar. Mais de 3/4 desta nossa oferta (mesmo que tomemos apenas os c. 6.300 estudantes inscritos em licenciaturas e mestrados integrados) apresenta diferenças significativas com implicações sobre um ou mais fatores de rendimento, e.g. nos custos de funcionamento, no número de unidades curriculares optativas, no número médio de inscritos por unidade curricular do plano, nas taxas de aproveitamento, etc.

Por esta razão, decidiu-se organizar uma sessão LEA que permitisse a todos conhecer melhor a realidade da FEUP neste domínio, aproveitando ao mesmo tempo para colocar em discussão os modelos e indicadores que estão a ser usados para preparar este estudo, bem como para recolher as opiniões e sugestões que os participantes nos queiram fazer chegar. Esta sessão foi apresentada pela Eng.ª Ana Carla Madeira (na parte da eficiência escolar) e pelo Eng.º Fernando Gomes (eficiência económica) e teve lugar na quarta-feira dia 25 de Maio, entre as 14:30 e as 17:30. A primeira parte foi dedicada à apresentação e discussão da eficiência escolar, e a segunda parte à eficiência económica. Em ambos os casos, houve uma apresentação de 30 a 45 minutos, seguida pelo debate dos indicadores e dados apresentados.

A avaliação da eficiência escolar recorre a indicadores como i) a eficiência ECTS, ii) a eficiência de diplomados, iii) a capacidade de retenção acumulada, iv) a taxa de aprovação e iv) a taxa de sucesso. A eficiência económica está a ser analisada com base em i) custos diretos com recursos humanos (docentes), ii) custos indiretos (e.g. serviços de suporte, infraestruturas), iii) receitas provenientes das propinas e do Orçamento de Estado, etc. O objetivo do estudo consiste em produzir informação sobre os custos por curso e por unidade curricular, tanto em termos absolutos como por estudante.

(42 participantes)

video: https://www.youtube.com/watch?v=JiXcTT54LI4&list=PLH-9VgU3cYtd86IZZghnnQiVq-wgWx7FI&index=26