2011 | EVENTOS

JORNADA DE PARTILHA PEDAGÓGICA

Data: 21 de julho de 2011 (quinta-feira), 14:30-17:30
Local: FEUP, Sala B032
Comissão Organizadora: Ana Mouraz (FPCEUP), Armando Sousa (FEUP), Daniela Pinto (LEA/FEUP), João Pedro Pêgo (FEUP), José Martins Ferreira (FEUP) e Ricardo Cardoso (AEFEUP).

A Jornada de Partilha Pedagógica 2011 é organizada em parceria com a AEFEUP e tem por objetivo principal promover um debate sobre a qualidade do ensino e aprendizagem na FEUP. O evento compreenderá uma primeira parte dedicada às realizações e desempenho pedagógico 2010/11, e uma segunda parte onde analisaremos a importância da acreditação EUR-ACE dos nossos mestrados integrados / M-EMG (em curso), no que respeita à transformação do modelo educativo e ao reconhecimento exterior dos nossos ciclos de estudos. No intervalo entre as sessões será apresentado um conjunto de posters sobre os prémios de incentivo pedagógico 2010, o projeto das assessorias pedagógicas e a observação de aulas em parceria 2010/11, que envolveu 10 faculdades da U.Porto. O plano desta jornada inclui um conjunto prévio de webinars, disponíveis na página aqui apontada, que serão disponibilizados ao longo da semana anterior à realização do evento.

Programa:

14:30-14:45 – Abertura [Prof. Sebastião Feyo, Diretor da FEUP, Ricardo J. Cardoso, Presidente da AEFEUP, Prof. Maria de Lurdes C. Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto]

14:45-15:15 – Cursos e qualidade pedagógica na FEUP [Prof. J. Martins Ferreira, VP do Conselho Pedagógico]

15:15-15:45 – Debate em torno dos seguintes temas: i) A eficiência dos cursos e as suas implicações (Encerrar? Reestruturar? Criar?) ii) Qualidade do processo educativo (monitorização e avaliação dos ciclos de estudo, mudanças associadas aos inquéritos pedagógicos, integração dos novos estudantes, avaliação) iii) Novas iniciativas pedagógicas para 2011/12.

15:45-16:15 – Intervalo e visita aos posters

16:15-16:30 – Os quadros de qualificações no ensino superior e a acreditação EUR-ACE [Prof. Sebastião Feyo, Diretor da FEUP]

16:30-17:15 – Importância da acreditação EUR-ACE dos cursos de engenharia [Eng. José Vieira, VP da Ordem dos Engenheiros e Presidente do Conselho de Admissão]

17:15-17:30 – Colocação de questões e encerramento