Estão indicadas nesta página, ações de formação promovidas por docentes da FEUP ou para docentes e estudantes da FEUP, em 2015.
SEMINÁRIO | “ÉTICA EM INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA”
Data: 5 março, 5ª feira (14:30-17:30) e 6 março, 6ª feira (09:30-12:30 e 14:30-17:30)
Local: FEUP, sala C603 (Biblioteca – Piso 6)
Orador: Luís Adriano Oliveira*
Programa
· Motivação e textos de apoio
· Perfil atual de um cientista
· Investigação: objetivos, fases, autores, destinatários
· Ética na ciência: valores e riscos
· O erro na investigação científica
· Conflitos de interesse e de compromisso
· Reconhecimento de mérito na investigação
· Ética na avaliação da investigação científica
· Reação à conduta científica censurável
· Notas conclusivas
· Bibliografia complementar
* Professor Catedrático reformado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra. Autor de diversas publicações científicas nas áreas de Mecânica dos Fluidos Computacional, Aerodinâmica, Transporte de Partículas em Escoamentos e Incêndios Florestais. Coautor da obra “Mecânica dos Fluidos” e autor das obras “Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia” e “Ética em Investigação Científica – Guia de boas práticas com estudos de caso” link para livro
SEMINÁRIO | COMO FAZER PEER-ASSESSMENT NO MOODLE?
Ações informais de formação de curta duração, no âmbito da *Hora Moodle* , com formadores da unidade de Tecnologias Educativas sobre o Moodle U.Porto.
Se já tem a sua UC no Moodle U.Porto, aproveite a hora de almoço (13h-14h), traga uma sanduiche e o portátil. A UTE está disponível para tirar dúvidas e receber sugestões.
Durante esta sessão será explorada a ferramenta /Workshop/ do Moodle.
Data: 15.04.2015
Hora: 13h-14h
Local: FEUP, Sala B335
Formador: Nuno Regadas (U.Porto – Universidade Digital)*
*Licenciado em Jornalismo e Ciências da Comunicação – Comunicação Multimédia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2007. Trabalha no gabinete de apoio para as Novas Tecnologias na Educação desde 2009 onde é produtor de conteúdos multimédia. Acumula a função de realizar estudos de acessibilidade e usabilidade a websites e plataformas da Universidade.
+info: mamaral@uporto.pt https://elearning.up.pt/
WORKSHOP | FORMAÇÃO PARA DOCENTES DA U.PORTO
Sondagem de opinião em sala de aula: como fazer? Prevenir o Plágio: é
possível? Videoconferência: conhece o Colibri? Ferramentas colaborativas: o
quê e para quê?
Data: 05.05.2015
Hora: 09:30 – 12:30h
Local: FEUP
Formadores: Sofia Torrão; Nuno Regadas (U.Porto – Universidade Digital)*
Sofia Torrão é especialista em tecnologias educativas/designer instrucional e formação e-Learning com formação em engenharia informática e tecnologia multimédia, e experiência na formação e ensino pré e pós-graduado – assistente convidado na disciplina Novos Media na LJCC e no Mestrado em Ciências da Comunicação da UPorto além da colaboração com outras IES.
Nuno Regadas é Licenciado em Jornalismo e Ciências da Comunicação – Comunicação Multimédia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2007. Trabalha no gabinete de apoio para as Novas Tecnologias na Educação desde 2009 onde é produtor de conteúdos multimédia. Acumula a função de realizar estudos de acessibilidade e usabilidade a websites e plataformas da Universidade.
+info: http://elearning.up.pt/u-porto-promove-workshops-para-docentes/
ACÇÃO DE FORMAÇÃO | ESCRITA CIENTÍFICA
Data e hora: 1 de julho (09:30-12:30; 14:30-17:30) e 2 de julho (09.30-12.30)
Local: FEUP, sala C603 (Biblioteca – Piso 6)
Formador: Luís Adriano Oliveira*
Para formalizar a inscrição (que está limitada a 25 participantes) bastará enviar a Ficha para gec@fe.up.pt.
Programa link
* Professor Catedrático reformado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra. Autor de diversas publicações científicas nas áreas de Mecânica dos Fluidos Computacional, Aerodinâmica, Transporte de Partículas em Escoamentos e Incêndios Florestais. Coautor da obra “Mecânica dos Fluidos” e autor das obras “Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia” e “Ética em Investigação Científica – Guia de boas práticas com estudos de caso”.
Esta Ação de Formação constitui um dos módulos do Curso de Formação Pedagógica de Docentes de Engenharia, conducente à obtenção do Diploma “International Engineering Educator” atribuído pela International Society for Engineering Pedagogy (IGIP), junto da qual a FEUP está acreditada como entidade formadora.
ACÇÃO DE FORMAÇÃO | IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODOS ATIVOS E COLABORATIVOS NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: COMO COMEÇAR?
Data e hora: 6, 7 e 9 de julho de 2015 – das 14h00 às 18h00
Local: Sala 9 (16.P1.E3) – FFUP
Formadora: Diana Urbano (FEUP)*
Objetivo Geral:
o Definir as competências e conhecimentos que esperam ser adquiridos pelos seus estudantes.
o Identificar os métodos de ensino ativo e colaborativo que melhor se adequam à sua atividade docente e que possam contribuir para que os objectivos definidos sejam mais eficazmente atingidos.
o Escolher a melhor forma de implementar esses métodos.
o Perceber a importância da existência de conteúdos diversificados que sirvam de apoio ao ensino.
o Implementar questionários para avaliar o impacto das novas estratégias na motivação dos estudantes.
o Testar o impacto da implementação das novas estratégias no ganho de conhecimento.
Programa:
Sessão 1 – Descrição dos métodos de ensino ativo e colaborativo como Peer Instruction, Problem Based Learning; Flipped Classroom. Caracterização das áreas de ensino de cada Professor e das suas práticas docentes. Constituição de grupos de trabalho.
Sessão 2 – Nesta segunda sessão pretende-se que os formando se envolvam numa sequência de atividades que consistem em:
o Definir 2 ou 3 objectivos que devem ser alcançados pelos estudantes da unidade curricular que leccionam
o Para cada um dos objectivos, devem descrever uma ou mais atividades a realizar pelos estudantes que possam ser adequadas aos objectivos definidos.
o Definir conteúdos disponibilizados aos estudantes que possam promover o envolvimento e a motivação para estudar e aprender.
o Construir ferramentas que permitam avaliar o impacto das estratégias implementadas na motivação dos estudantes.
o Definir e construir uma avaliação dos conhecimentos que possa indicar de uma forma objetiva se os conhecimentos e as competências foram ou não adquiridos pelos estudantes.
Preferencialmente os Professores trabalharão em grupos de 2 ou 3.
Sessão 3 – Apresentação das propostas desenvolvidas pelos formandos na sessão anterior. Discussão alargada sobre as propostas apresentadas. Definição de uma estratégia de acompanhamento e de apoio aos docentes que pretendam inovar a sua unidade curricular.
* Diana Urbano é professora auxiliar do Departamento de Física da FEUP
SEMINÁRIO “How to Write Great Papers: From title to references, from submission to publication”
Data: 9 setembro, 4ª feira (09h:30)
Local: sala de Exposições (Biblioteca – Piso 0)
Orador: Christopher Greenwell; Massimiliano Bearzot*
Objetivo:
O objectivo deste seminário é dar a conhecer aos jovens investigadores as ferramentas necessárias para a construção de um bom artigo de investigação de acordo com os critérios exigidos pela maioria das revistas académicas, quer nacionais quer internacionais. Os oradores irão apresentar as suas experiências de edição e publicação de artigos, bem como propostas de melhoria da qualidade e visibilidade da publicação científica.
Inscrição:
O espaço é limitado e sujeito a inscrição prévia. O formulário de inscrição estará disponível brevemente no website da Biblioteca FEUP.
*Christopher Greenwell é diretor de publicações em Ciências Matemáticas da Elsevier e Massimiliano Bearzot é consultor de Cliente, também da Elsevier.
SEMINÁRIOS REGULARES DO PROJETO ‘MATEAS’ – Matemática: ensino e avaliação no ensino superior
Seminário sobre o CDM – Consultório Digital de Matemática, uma iniciativa promovida por Manuel Joaquim Oliveira, docente da FEUP de apoio complementar aos estudantes de cursos da FEUP de unidades curriculares da área de matemática.
Data: 14 de outubro (15h15)
Local: Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro
Orador: Manuel Joaquim Oliveira (FEUP)
+ info sobre o CDM aqui , aqui e aqui
+info sobre o MATEAS aqui
PALESTRAS DO DEGI CLUB – Ethics In Research And Publication
As Frank Wells, an expert on research fraud, has written: “Human nature is flawed, and the temptation to cheat, fabricate, falsify, or plagiarize, coupled with degrees of arrogance and greed, will indeed always remain with us.”. Being aware of this temptation clearly helps to avoid the danger. In this talk we will discuss several malpractices when publishing research as well as good practices to comply with the higher ethics standards, as authorship, conflict of interests, plagiarism, multiple and duplicate submissions, salami slicing, data fabrication and falsification. In research one of the most important things to remember in every moment is: we are looking for the scientific truth, and not just to publish papers.
Data: 09 de outubro (13h00)
Local: a104
Oradores: José Fernando Oliveira (FEUP) and Maria Antónia Caravilla (FEUP)
+ info e inscrições aqui
SESSÃO PRESENCIAL DO 1º SEMESTRE – projeto De Par em Par
Realiza-se mais uma sessão presencial para os docentes que pretendam integrar o projeto De Par em Par, npo 1º semestre deste ano letivo. Esta sessão tem como objetivos: Reunir os participantes; Prestar informações sobre o funcionamento do programa; Apresentar as novidades do programa; Organizar os quartetos; Agendar as observações de aulas.
Data: 13 de outubro de 2015, 14h
Local: Reitoria da U.Porto
Oradores: João Pedro Pêgo (FEUP) and Ana Mouraz (FPCEUP)
+ info e inscrições aqui