Modelo de Transportes – Área Metropolitana Porto
Área: Transportes e MobilidadeServiço: Consultoria Avançada
Competência: Vias de Comunicação
Data: 2017
Conceção e Desenvolvimento de um Modelo de Transportes para a Área Metropolitana Porto.
O objetivo principal do modelo desenvolvido com recurso ao Modelo VISUMfoi o de dotar a AMP não só de uma ferramenta de apoio à tomada de decisões no âmbito do planeamento da rede de transportes públicos, bem como avaliar o desempenho operacional da rede e os impactes de políticas de mobilidade a implementar.
De uma forma sucinta, a construção de um modelo consiste no desenvolvimento das seguintes atividades principais:
i) Definição da área de estudo;
ii) Definição do zonamento;
iii) Construção da matriz Origem-Destino;
iv) Identificação da rede rodoviária a modelar;
v) Codificação da rede;
vi) Verificação da rede;
vii) Calibração do modelo;
viii) Validação do modelo.
No âmbito do presente estudo o trabalho efetuado focou-se nas últimas atividades iv) a vii), tendo consistido em:
A. DEFINIÇÃO DA REDE A MODELAR
Numa primeira fase foram definidos os elementos base, nomeadamente a delimitação da área de estudo identificando-se a infraestrutura rodoviária a ser modelada, incluindo a rede de transporte público.
B. CODIFICAÇÃO DA REDE
A codificação constou, de uma forma geral, na identificação dos nós e, consequentemente, dos arcos que constituem a rede selecionada, bem como na definição dos seus atributos, tarefa esta indispensável para a simulação das condições operacionais de funcionamento da rede viária.
C. VERIFICAÇÃO E CALIBRAÇÃO DO MODELO
Esta fase foi realizada tendo em atenção apenas a oferta e consistiu na verificação do modelo, de modo a garantir o funcionamento efetivo da rede e que o mesmo está a caracterizar o funcionamento “real” da rede.
Saliente-se que a fase de calibração do modelo deverá também ser realizada tendo em atenção a procura que, de uma forma sucinta, consiste na verificação da aproximação do modelo à “realidade” através da comparação de parâmetros de desempenho calculados pelo modelo com os obtidos a partir de observações “reais”.