Sustentabilidade na Construção de Edifícios

Local: FEUP
Horário: 9h00 - 18h30

(2ª Edição – 2024)

Sinopse: A construção consome cerca de 50% dos recursos naturais consumidos nas atividades humanas e produz cerca de 40% dos resíduos sólidos. O consumo de energia para a construção e depois para a utilização dos edifícios representa também uma parcela muito significativa da totalidade de energia consumida nos países desenvolvidos (cerca de 40%). Assim, torna-se evidente a necessidade urgente de adotar um modelo sustentável para o setor da construção.

Programa:

Tema 1. Introdução à sustentabilidade na construção de edifícios
Enquadramento. Alterações climáticas.
Princípios da construção sustentável. Mitigação e adaptação.
Sustentabilidade nas diversas fases da construção.
Métodos de avaliação da sustentabilidade.

Tema 2. Utilização sustentável de recursos
Consumo de energia. Consumo de água.
Sustentabilidade dos produtos de construção.
Durabilidade. Construção circular.

Tema 3. LEVEL(S): Quadro comum da UE para a avaliação da sustentabilidade em edifícios
Estrutura do método.
Macro-objetivos e indicadores.
Níveis de avaliação do desempenho.
Manuais e ferramentas disponíveis.

Destinatários: Projetistas, Empresas de Construção e Reabilitação, Empresas de Fiscalização, Técnicos de Câmaras Municipais, Finalistas de Arquitetura e de Engenharia Civil.

Formato:
PRESENCIAL

Custo:
350€ (número de vagas limitado).
Para membros da OE e OA o valor da inscrição tem um desconto de 10%.

Inscrição:
DATA LIMITE: 11 de março de 2024
Ficha de inscrição: [download]
Contrato de Formação Profissional (individual): [download]
Contrato de Prestação de Serviços (empresa): [download]

Documentação:
Apresentações em base informática.

Informação complementar:
– As inscrições deverão ser formalizadas através do preenchimento e entrega da Ficha de Inscrição.
– As condições de pagamento do curso encontram-se sob consulta nos serviços.
– A inscrição só é tornada efetiva após o seu pagamento.
– O preço de cada curso inclui material didático, documentação de apoio e certificado de formação profissional.
– O pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 7 dias úteis antes da data de início.
– A realização de cada ação de formação fica dependente de um número limitado de vagas.
– Em caso de desistência, só se procede à devolução de 90% do valor da inscrição quando comunicada por escrito com uma antecedência mínima de 5 dias úteis. Para as anulações ocorridas após esse período de antecedência não se procede à devolução de qualquer importância paga.
– A entidade reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da formação, mediante informação prévia aos candidatos.

Local de realização das ações de formação:
As ações de formação decorrem nas instalações sede do ICS – Instituto para a Construção Sustentável.

Informações:
Instituto para a Construção Sustentável – ICS
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
campus da FEUP
Edifício G – Piso 1
4200-465 Porto
Email: cursosic@fe.up.pt
Link: www.fe.up.pt/ic

Horário de atendimento:
Segunda-feira a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:30.

cursosic@fe.up.pt

Eventos relacionados

ICS — Instituto para a Construção Sustentável - Sustentabilidade na Construção de Edifícios

Precisa de mais informações?

Enviar mensagem