Codificação usando entidades IFC: Exemplo 11

Da wiki WIQI GEQUALTEC
Ir para: navegação, pesquisa

Materiais e Propriedades

Agora que os elementos já se encontram analiticamente e geometricamente definidos é possível completar essa definição pela atribuição de propriedades físicas a esses mesmos elementos. Na alínea anterior já foram atribuídos algumas propriedades relacionadas com a secção do objecto, agora as propriedades definidas estão relacionadas com o material que será atribuído aos elementos estruturais. Pretende-se que os elementos sejam em Betão C20/25 e para isso definiram-se algumas propriedades desse material, mas poderiam ter sido definidas ainda mais propriedades do material usando o mesmo método que foi usado no exemplo dado.

Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
Modelo IFC – Propriedades atribuídas ao Pilar 1 [1]
Erro ao criar miniatura: Ficheiro não encontrado
Aplicação – Propriedades atribuídas ao Pilar 1 [1]


A definição das várias características do material é então feita usando o IfcPropertySingleValue, que define uma propriedade por instância. As propriedades de natureza semelhante são depois englobadas no IfcMaterialProperties que faz a definição dessas propriedades singulares segundo uma determinada “PropertySet” pré-definida e por atributo inverso faz se a atribuição dessas propriedades ao material representado globalmente pelo IfcMaterial. Só assim se garante que o material mencionado nesta entidade contém de facto características físicas e não apenas o nome de um material que poderia ou não ser reconhecido pelo programa destino. A notação “Pset_MaterialMechanical” indica que as propriedades do conjunto de definições identificado faz parte da especificação IFC, devendo ser associada ao perfil do material com a entidade IfcMaterialProfile, que pode ser atribuído a uma secção de um dado objecto ou conjunto de objectos utilizando-se o IfcRelAssociatesMaterial. Para além das propriedades das secções e materiais poderiam ser definidas muitas outras propriedades do tipo quantitativo ou alfanumérico, num encadeamento semelhante ao anterior, mas agora usando o IfcPropertySet para agrupar as várias entidades IfcPropertySingleValue e o IfcRelDefinesByProperties para fazer a associação dessas propriedades directamente a um objecto ou grupo de objectos.


Referências Bibliográficas

  1. 1,0 1,1 S. Pinho, “O Modelo IFC como agente de interoperabilidade: Aplicação ao domínio das estruturas,” Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia, 2013.