Recursos informáticos em obra
Nos dias de hoje, os meios informáticos são recursos importantes para agilizar um conjunto de processos relacionados com o armazenamento, registo e partilha de informação e não só. Se as impressoras, fotocopiadoras, computadores, intranet, internet, faxes, programas de edição de texto, de cálculo, de desenho assistido, entre outros, há muito que se assumem como indispensáveis durante os processos de construção, existem actualmente variadas ferramentas que possibilitam um mais fácil planeamento e controlo da obra a vários níveis, com especial destaque para o respeitante aos prazos e custos.
Em fase de arranque de obra, há um conjunto de procedimentos relacionados com o aprovisionamento do software e hardware a utilizar durante a construção do empreendimento que é essencial garantir com a máxima antecedência.
Para além de definir as quantidades de equipamentos e programas informáticos necessários, é relevante também decidir quem terá acesso aos recursos e quais as permissões a atribuir. Deste modo, deverão ser previstas, durante a fase de planeamento de recursos para a obra, as necessidades informáticas de cada trabalhador para as funções que desempenhará, bem como as necessidades globais da estrutura e as características dos equipamentos com o maior rigor possível antes de proceder à sua requisição ou encomenda.