Virtual Reality in the architecture, engineering and construction industry: Proposal of an interactive collaboration application

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Texto Integral PDF

Tese de mestrado integrado de Thiago Vilela Cruz, 2018

Orientada por João Poças Martins, Coorientadada por Aymeric Del Nibbio

Resumo

O processo de Building Information Modeling (BIM) representa uma evolução a métodos tradicionais de gerenciamento e desenvolvimento para projetos de construção. No entanto esta tecnologia mesmo tendo tido um recente crescimento considerável em sua adoção na indústria de arquitetura, engenharia e construção(AEC), ela ainda apresenta barreiras e limitações na sua utilização de forma generalizada, devido a sua complexidade e outros fatores envolvidos. A realidade virtual é uma tecnologia que apresentou, nos últimos anos, um considerável desenvolvimento relativamente ao hardware e que tem tornado os óculos de realidade virtual por preços mais acessíveis e consequentemente tornando-a mais difundida. A capacidade de imersão associada a interatividade das aplicações de realidade virtual apresenta diversas potencialidades para a indústria da construção devido ao usuário ter a capacidade de visualização em escala real, desta forma compreendendo melhor os modelos digitais de edifícios, antes mesmo de serem construídos. Com isso recorreu-se a um motor de jogo para o desenvolvimento de uma aplicação de colaboração interativa, no qual permite os diferentes participantes do projeto de construção interagirem e avaliarem o design de um projeto utilizando realidade virtual, no qual não é necessário ter nenhum tipo de formação técnica (a interface do usuário é intuitiva) e em que o fluxo de informação é feito de forma automática do modelo de realidade virtual para o modelo digital BIM.

Palavras Chave

Realidade Virtual, indústria AEC, BIM, motor de jogo, revisão de projeto.

Abstract

The process of Building Information Modeling (BIM) represents an evolution compared to traditional methods of management and development to construction projects. However, this technology even though it had a recent significant increase in its adoption at the architecture, engineering, and construction (AEC) industry, it still presents barriers and limitations in its extensive usage, due to its complexity and other factors involved. Virtual Reality(VR) is a technology that presented, in recent years, a considerable development towards its hardware that allowed the head-mounted-displays(HMD) with more affordable prices and consequently making it more widespread. The capacity of immersion associated with the interactivity of the VR applications presents various potentials towards the AEC industry due to the capability of the user to visualize in one-to-one scale. Thus, better understanding the digital models before they are even built. As such, it was used a game engine to develop an interactive collaboration application, in which the various projects stakeholders can interact and evaluate the project design using virtual reality, in which it is not necessary any type of technical formation (the user interface it is intuitive) and that the flux of information it is done automatically from the VR model to the BIM model.

Keywords

Virtual Reality, AEC industry, BIM, game engine, design review.

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