Instalações fixas

Da wiki WIQI GEQUALTEC
Revisão em 17h12min de 24 de outubro de 2012 por João Araújo (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página foi desenvolvida no âmbito de uma tese do MIEC-FEUP em colaboração com a empresa MSF Engenharia e faz parte da MSF WIKI

O Estaleiro de Obra dispõe na sua constituição de um conjunto de instalações fixas que se destinam a apoiar a execução dos trabalhos e que habitualmente estão subdivididos nos seguintes grupos:

- Instalações Sociais

- Instalações Administrativas

- Instalações Industriais

- Infraestruturas.


Seguidamente, descrevem-se as funções de cada um destes agrupamentos de instalações e referem-se alguns exemplos das mesmas.


INSTALAÇÕES SOCIAIS

As instalações sociais do estaleiro de obra dizem respeito aos meios utilizados para suprir necessidades básicas dos trabalhadores da construção envolvidos na obra e também para garantir condições de segurança, higiene e saúde. São exemplos deste tipo de instalações os dormitórios, os refeitórios, as instalações sanitárias, os postos de primeiros socorros, entre outros.


- Dormitórios

Destinados a providenciar um espaço onde os trabalhadores da construção possam descansar, estas instalações apenas são opção quando as obras se situam distantes do local de residência dos trabalhadores. Actualmente, devido às disposições legais que devem respeitar, a escolha por este tipo de solução é cada vez mais rara pois implica um investimento injustificável, sendo, na maioria dos casos, vantajoso optar por estabelecer protocolos com unidades de alojamento, tais como residenciais, hotéis ou hospedarias, ou por arrendar habitações.

- Instalações Sanitárias

Este tipo de instalações deve ser concebido em materiais que garantam as necessárias condições de higiene e que sejam facilmente laváveis e devem ser dotados de um eficiente sistema de drenagem adequadamente afectado ao sistema de drenagem provisório de todo o estaleiro.


- Refeitórios e Cozinhas

De acordo com os diplomas legais mencionados no subcapítulo anterior, devem ser garantidos aos trabalhadores espaços adequados para os mesmos efectuarem as suas refeições em condições de higiene e saúde apropriadas. É nesse sentido que pode ser considerada a montagem de refeitórios e cozinhas. À semelhança do que acontece com os dormitórios, essa montagem revela-se, nos dias de hoje, desvantajosa pelos mesmos motivos, sendo preferente estabelecer protocolos com unidades de alimentação que assegurem essas refeições.


- Posto Médico

Em todas as obras, deve ser prevista uma instalação deste tipo para prestar auxílio no caso de ocorrência de acidentes ligeiros.


INSTALAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Durante a execução do empreendimento, existem diversas acções no âmbito do planeamento e controlo da obra que requerem instalações próprias com recursos adequados para desempenhar essas tarefas. Por outras palavras, durante a concretização da obra, são indispensáveis escritórios e gabinetes com os instrumentos apropriados para a realização de reuniões, para a elaboração e análise de documentos, peças escritas e desenhadas da obra, para a gestão e arquivo de toda a informação que circula entre os diversos intervenientes, entre outros, contribuindo desta forma para um eficiente coordenação de todo o processo e optimizando os procedimentos e o controlo de prazos e custos.


- Parque de Estacionamento de Viaturas de Passageiros


Associado às instalações administrativas, deve ser previsto um espaço no estaleiro de obra destinado ao estacionamento das viaturas ligeiras quer dos profissionais da empresa quer de outros visitantes da obra no âmbito da resolução de questões relativas à mesma. Durante a execução da obra, os profissionais da empresa têm necessidade de efectuar diversas deslocações quer seja ao local da obra quer seja às instalações de entidades com quem estabelecem contacto no contexto da concretização do empreendimento. Desta forma, este parque permite-lhes efectuar essas deslocações com maior celeridade e eficiência.


INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS

As instalações industriais têm como intuito facilitar os trabalhos de execução da obra, quer seja na produção dos diversos constituintes do empreendimento, quer seja no armazenamento ou transporte dos materiais utilizados nessa produção. Este agrupamento engloba portanto as instalações de apoio e controlo, as instalações de produção, os armazéns e depósitos de materiais e os meios de elevação e transporte.


Instalações de Apoio e Controlo

As instalações de apoio e controlo destinam-se a, de uma ou de outra forma, apoiar os trabalhos de construção proporcionando aos operários plataformas que lhes permitam realizar as suas tarefas com maior segurança e também a controlar alguns processos inerentes à concretização do empreendimento, (como são os casos das portarias, apontadorias e laboratórios) e a identificar e proteger as áreas utilizadas para esse efeito, dos quais são exemplos as vedações, as barreiras e a sinalização.

- Portaria

Esta instalação tem maior importância em obras de grandes dimensões, tendo como função o controlo dos movimentos de entrada e saída do estaleiro de obra (pessoas, materiais e equipamentos).


- Vedações e Barreiras

Este tipo de estrutura tem como principal intuito estabelecer os limites de acção da obra, impedindo ao mesmo tempo o acesso de estranhos aos locais onde se realizam os trabalhos de construção e, dessa forma, protegendo-os dos riscos inerentes a essas actividades.


- Andaimes

Os andaimes são estruturas que se destinam a auxiliar a execução dos trabalhos, constituindo plataformas que facilitam o acesso a algumas zonas do empreendimento.


- Sinalização

Exigida pela legislação em vigor, a sinalização tem como objectivo alertar tanto os trabalhadores como os cidadãos que desenvolvem actividades nas zonas próximas das obras para diversos perigos, comportamentos obrigatórios a cumprir e comportamentos proibidos.


- Laboratório

Esta instalação destina-se a possibilitar os diversos ensaios que se revele conveniente realizar durante a execução da obra para avaliar ou conferir propriedades do terreno ou dos materiais que vão ser utilizados garantindo que as soluções adoptadas são as melhores ou encaminhando para outras mais adequadas.


Instalações de Produção

Este tipo de instalações tem uma influência directa na execução dos trabalhos, pois servem especificamente as operações que os trabalhadores devem realizar nesse âmbito. Nos locais destinados às mesmas, são trabalhados e fabricados os componentes necessários para a materialização do empreendimento.


- Produção de Betão e Argamassas

Em muitas obras, é necessário prever um espaço físico para o fabrico de betões e argamassas, dependendo esta necessidade das características do empreendimento a concretizar, sendo que em alguns casos tais características ditam o recurso a centrais de produção de betão e de britagem e noutros a opção pela aquisição de betão pronto.


- Oficinas e Carpintaria

A grande maioria da concretização dos empreendimentos, principalmente a construção de edifícios, requer a instalação de oficinas que sirvam a preparação das cofragens e das armaduras para as estruturas de betão armado ou trabalhos de carpintaria durante a execução dos acabamentos, assim como, por vezes, se justifica a implantação de uma oficina que possibilite pequenas reparações de máquinas, equipamentos e componentes.


Meios de Elevação e Transporte

Estes equipamentos são de extrema importância numa perspectiva de optimização dos processos construtivos. A sua intervenção consiste na deslocação dos materiais que constituirão o empreendimento aos locais onde serão aplicados ou à remoção de outros materiais dos sítios onde representam um incómodo ou impedem a realização das tarefas. A selecção criteriosa e adequada destes meios, bem como a apropriada disposição daqueles que terão uma posição fixa, é de extrema importância para tornar todas as operações suficientemente ágeis e céleres.


- Grua-torre

A grua-torre é um equipamento que se assume como indispensável na grande maioria das obras, com especial destaque para a construção de edifícios, facilitando o transporte e manuseamento de materiais e componentes no interior da obra e disponibilizando-os aos trabalhadores nas localizações mais convenientes. Devem existir alguns cuidados no local escolhido para implantar este equipamento, como já foi referido, com especial destaque para o alcance da mesma e para a segurança dos trabalhadores e com os cidadãos que desenvolvem actividades em zonas próximas das obras.


- Escavadora Giratória e Camiões Basculantes

As escavadoras giratórias e os camiões basculantes são equipamentos essenciais nos trabalhos que implicam movimentação de terras e que existem em todas as obras, permitindo as operações de carga, descarga e transporte das mesmas.


Armazéns e Depósitos

No decorrer da construção do empreendimento, é necessário prever locais e estruturas onde os diversos materiais possam ser armazenados até à sua aplicação. A selecção do tipo de instalação a utilizar deve ter em consideração alguns critérios, com especial destaque para as dimensões dos materiais e para a preservação das características físicas e químicas dos materiais.


- Depósito de Armaduras

Em obras que exijam a utilização de armaduras, as quais estão normalmente associadas à composição das estruturas de betão armado, deve ser previsto um local onde as mesmas possam ser recebidas e armazenadas, sendo principais condicionantes para a escolha do local a necessidade de conservação das propriedades das mesmas.


- Armazém Geral de Materiais e Ferramentaria

Este armazém tem como função armazenar diversos materiais utilizados na obra e que não requerem de um espaço específico para serem guardados e ainda variadas ferramentas de uso corrente.


- Depósito Geral de Materiais

Vulgarmente, deve ser previsto um local, a céu aberto ou não, onde possam ser descarregados e colocados vários materiais que não são susceptíveis de deterioração, como alguns materiais cerâmicos, tijolos, agregados, entre outros.


- Parque de Equipamentos Móveis

Como já foi referido anteriormente, a concretização dos empreendimentos implica quase sempre o recurso a equipamentos móveis que permitam o transporte dos materiais utilizados, pelo que é conveniente prever no espaço reservado ao estaleiro um local onde os mesmos possam ser estacionados enquanto não realizam o apoio à execução da obra.


INFRAESTRUTURAS

As infraestruturas compreendem todas as instalações provisórias que têm como objectivo proporcionar aos intervenientes no empreendimento serviços indispensáveis tanto às suas actividades indispensáveis como seres humanos como às tarefas que devem realizar no decorrer da concretização da obra. Constituem este agrupamento os meios de primeira intervenção contra incêndios, as redes de abastecimento e drenagem de águas, as redes de electricidade e de gás, os sistemas de tratamento de resíduos, as comunicações telefónicas e móveis e as vias de comunicação do estaleiro de obra.


- Meios de Primeira Intervenção Contra Incêndios

Tendo como finalidade a prevenção de um possível infortúnio provocado por acidente durante a execução dos trabalhos, devem ser instalados no estaleiro de obra e nos locais que se revelem mais apropriados os meios que permitem o combate inicial contra incêndios, garantindo a segurança das pessoas.


- Rede Provisória de Abastecimento de Água

Sendo a água um elemento essencial para o fabrico de betões e de argamassas, para humedecer superfícies, para limpezas e para as instalações sociais, deve ser instalada uma rede provisória de abastecimento de água no estaleiro, através da ligação à rede pública, se possível, através de uma cisterna ou por bombagem a partir de uma linha de água. A dimensão do estaleiro e o arranjo físico das instalações são condicionantes da forma como esta rede é instalada.


- Rede Provisória de Drenagem de Águas Residuais

Devido às utilizações da rede mencionada anteriormente e a alguns trabalhos de construção, deve ser prevista uma rede que garanta a drenagem de águas residuais ligada, se viável, à rede pública ou então associada a uma estação de tratamento provisória também instalada para fazer face a estas necessidades. São factores a ter em conta no estudo de dimensionamento desta rede o número de trabalhadores, o tipo de obra, a duração e a localização, entre outros.


- Rede Provisória de Electricidade

A rede provisória de electricidade destina-se a assegurar a iluminação das várias instalações do estaleiro e o funcionamento de diversos equipamentos, sendo materializada mediante ligação à rede pública ou com recurso a geradores de energia.


- Vias de Comunicação Internas

As vias de comunicação internas do estaleiro são infra-estruturas importantíssimas para conferir eficiência ao modo de realização do empreendimento. Uma materialização cuidada destas infra-estruturas que concilie as necessidades da obra no que diz respeito à circulação dos meios de transporte de materiais e componentes e as condicionantes do estaleiro no que se refere ao espaço físico disponível, às características topográficas e geotécnicas dos terrenos e às instalações que compõem o estaleiro é de extrema relevância.


- Comunicações Telefónicas e Móveis

No decorrer da execução de uma obra, tal como em qualquer actividade, as comunicações são indispensáveis para permitir solucionar e agilizar inúmeros procedimentos, visto que possibilitam a troca de informações entre os diversos intervenientes nas variadas tarefas necessárias. Por esse motivo, é fundamental aferir as condições e estabelecer uma rede de comunicações telefónicas e móveis no estaleiro de obra, com especial relevância nas instalações administrativas onde decorrem os trabalhos de planeamento e controlo da obra.