Codificação usando entidades IFC: Exemplo 1
Da wiki WIQI GEQUALTEC
Revisão em 18h49min de 23 de outubro de 2013 por Sérgio Pinho (discussão | contribs)
Existem alguns caracteres especiais usados na construção de ficheiros IFC, aos quais são atribuídas funções específicas, os principais usados são:
- # – Usado antes de um número inteiro para que esse número seja definido como o identificador único de uma entidade.
- $ – Valor indefinido.
- * * – Atributo omisso.
- , – A vírgula faz a separação entre os diferentes atributos de uma dada entidade. Para representação de números decimais não se usa a vírgula “,” mas sim o ponto “.” .
- '' – O conteúdo definido entre dois apóstrofos é geralmente texto alfanumérico, normalmente elaborado para ser facilmente interpretado.
Exemplo: #202= IFCGEOMETRICREPRESENTATIONCONTEXT ('3D','Model',3, 0.00001,#200,$);
- . . – Um atributo definido entre dois pontos representa um atributo do tipo enumeração e deve ser escrito em letras maiúsculas. Se atribuído, deve corresponder obrigatoriamente a uma enumeração pré-definida. As enumerações respectivas a uma entidade (no caso desta necessitar de alguma) podem ser encontradas em buildingSMART.
Exemplo: #5= IFCOWNERHISTORY (#4,#2,.READWRITE.,.NOCHANGE.,$,$,$, 1320677205); IfcStateEnum
- ( ) – Os parêntesis delimitam os atributos de uma dada entidade. Se reutilizados dentro da própria secção de atributos, possibilitam a colocação de um ou mais valores num único atributo de uma entidade.
Exemplo: #190= IFCPROJECT ('0QjBRF7yLCTh4HRF3GOF1t',#6,'Project',$,$, $,$, (#202,#203),#160);
- /* */ - Permite a adição de comentários, observações ou anotações ao texto em linguagem IFC. As informações contidas entre /* exemplo */, não têm significado para o código e por isso não são lidas pelos programas de destino.
Exemplo: /* Dados do usuário, organização e da aplicação */