Diferenças entre edições de "LicaXML"

Da wiki WIQI GEQUALTEC
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou nova página com 'O LicaXML é a versão, em formato XML, da base de dados LicA, desenvolvida em SQL Server. Este formato foi desenvolvido com o propósito de facilitar a troca de informaçõ...')
 
 
Linha 11: Linha 11:
  
 
<references/>
 
<references/>
 +
 +
[[Categoria:Gestão da Informação]]
 +
[[Categoria:Licenciamento]]
 +
[[Categoria:BIM]]

Edição atual desde as 00h21min de 4 de novembro de 2011

O LicaXML é a versão, em formato XML, da base de dados LicA, desenvolvida em SQL Server. Este formato foi desenvolvido com o propósito de facilitar a troca de informações entre projectistas e entidades licenciadoras no âmbito dos processos de licenciamento automático de projectos a realizar com recurso ao sistema LicA.

Apresentação do projecto à entidade licenciadora [1]

O projectista pode desenvolver o modelo de informação usando aplicações externas (como o LiCAD) o que lhe permite realizar verificações de conformidade localmente (no seu próprio ambiente de trabalho). Embora seja possível partilhar a base de dados resultante, realizando uma cópia de segurança da informação que contém e enviando esta cópia por correio electrónico (ou por outro meio), não se considera que este seja o processo ideal. Há cerca de uma década que o formato padrão para a partilha de dados na Web é o XML (JPPM 12h20min de 13 de Abril de 2011 (WEST)). Actualmente, os SGBD (Sistemas Gestores de Bases de Dados) mais populares, como o SQL Server, permitem a importação e exportação de dados no formato XML. Existem ainda diversas aplicações independentes que permitem a partilha de dados entre ambos os formatos. Assim, e uma vez que a base de dados LicA foi desenvolvida em SQL Server, a obtenção de um schema XML (isto é, uma descrição da estrutura de um ficheiro XML) correspondente ao subconjunto de dados contidos na base de dados que corresponde à informação de projecto é uma tarefa relativamente simples. Considera-se, pois, que a submissão de processos de construção representados com recurso ao modelo proposto deve ser efectuada usando ficheiros em formato XML. Apresenta-se, no Anexo C deste documento[1], o formato de dados proposto para a apresentação do projecto à entidade licenciadora.

Bibliografia

  1. 1,0 1,1 POÇAS MARTINS, J. P. 2009. Modelação do Fluxo de Informação no Processo de Construção - Aplicação ao Licenciamento Automático de Projectos. PhD Thesis, Universidade do Porto.