Diferenças entre edições de "Organização do Estaleiro"

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Definem-se como estaleiros temporários ou móveis os locais onde se efectuam trabalhos de construção de um edifício e outros no domínio da engenharia civil que consistam, nomeadamente, em:
 
  
a) Escavação;
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== ESCOLHA DO LOCAL DE ESTALEIRO ==
  
b) Terraplenagem;
 
  
c) Construção, ampliação, alteração, reparação, restauro, conservação e limpeza de edifícios;
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- Deve atender aos seguintes aspectos na referida ordem:
  
d) Montagem e desmontagem de elementos pré-fabricados, andaimes, gruas e outros aparelhos elevatórios;
 
  
e) Demolição;
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1. Verificar compatibilidade com RECAPE (se existir);
  
f) Construção, manutenção, conservação e alteração de vias de comunicação rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias e suas infra-estruturas, de obras fluviais ou marítimas, túneis e obras de arte, barragens, silos e chaminés industriais;
 
  
g) Trabalhos especializados no domínio da água, tais como sistemas de irrigação, de drenagem e de abastecimento de águas e de águas residuais, bem como redes de saneamento básico;
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2. Zonas já exploradas anteriormente;
  
h) Intervenções nas infra-estruturas de transporte e distribuição de electricidade, gás e telecomunicações;
 
  
i) Montagem e desmontagem de instalações técnicas e de equipamentos diversos;
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3. Compatibilidade com o mapa de condicionantes: REN, RAN, … (se não existir, pedir nas Câmaras);
  
j) Isolamentos e impermeabilizações,
 
  
bem como locais onde, durante a obra, se desenvolvem actividades de apoio directo aos mesmos.<ref>Decreto-Lei 273/2003, de 29 de Outubro de 2003</ref>
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4. Proximidade com a obra – deverá ser o mais próximo e central possível (da obra?);
  
  
A implantação de um estaleiro de obra compreende portanto a aferição das condições positivas e negativas da área em que o mesmo se irá localizar, a selecção do tipo de instalações fixas e meios de apoio necessários à produção da obra, a disposição dessas instalações e meios no espaço disponível, a execução de algumas infra-estruturas indispensáveis durante a execução da obra e a possível adaptação do estaleiro às diferentes fases da obra.
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5. Bons acessos rodoviários;
  
No decorrer das decisões que esses processos implicam, devem ser tidas em conta várias condicionantes, tais como:
 
  
- o tipo de obra;
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6. Facilidade de fornecimento de energia eléctrica, água, saneamento, telefone e internet;
  
- as fases da obra;
 
  
- a área disponível para estaleiro;
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7. Menor custo global do estaleiro
  
- as condições do local (tipo de solo, acessos, redes de água, energia, telecomunicações…);
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Deve optar-se por um local que minimize o custo global do estaleiro, o qual compreende não só o custo das instalações, meios de apoio e equipamentos e respectiva montagem, mas também os custos referentes a algumas actividades básicas do quotidiano dos trabalhadores, tais como as refeições e as dormidas (no caso de estas serem suportadas pela empresa)
  
- a organização da produção,
 
  
entre outros.
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8. Evitar zonas inundáveis ou com más fundações (devido à eventual instalação de centrais de betão/ betuminosos);
  
É assim clara a complexidade inerente à implantação do estaleiro, pois exige uma combinação de processos de decisão aos quais, por sua vez, está subjacente a apreensão de uma quantidade significativa de informações. O objectivo de qualquer responsável pelo arranjo físico do estaleiro será efectuar uma organização que facilite todos os trabalhos de construção e que, desse modo, permita um melhor controlo de execução desses trabalhos, de prazos e de custos.
 
  
= Referências Bibliográficas =
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9. Zonas com pouco relevo para minimizar trabalhos de movimentação de terras
  
<references/>
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É aconselhável a escolha de uma zona com um relevo pouco acidentado, tendo em vista a minimização dos trabalhos de terraplenagens.
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10. Máximo afastamento de habitações
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O estaleiro deve localizar-se o mais afastado possível das habitações dos residentes nos arredores da obra, minimizando eventuais situações incómodas decorrentes de questões como o ruído, a poluição…
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11. Perímetro de forma regular, com poucos recortes (?)
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12. Menor número de proprietários possível
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Deve escolher-se um terreno que tenha o mínimo de proprietários possível, reduzindo desta forma o número de autorizações para a utilização das áreas do terreno necessárias (conforme ANEXO …) e consequentemente o estabelecimento de contratos de arrendamento. Quanto menor for o número de proprietários, menor o número de contratos a estabelecer.
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== PLANEAMENTO E MONTAGEM DO ESTALEIRO==
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Tendo por base diversas condicionantes referentes à implantação de qualquer [[estaleiro de obra], assim como os referidos no ponto referente à escolha do local do estaleiro e as características específicas da obra em causa no que se refere ao tipo e dimensão da mesma, os responsáveis pela Direcção de Obra definem quais as instalações fixas, os meios de apoio e equipamentos necessários à sua execução e efectuam dessa forma o planeamento do estaleiro de obra.
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O planeamento do estaleiro de obra deve incluir os seguintes elementos:
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* O plano de estaleiro, que integra as diversas plantas onde se representam as instalações e redes, e as memórias descritivas respectivas (ver exemplo em ANEXO)
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* Os projectos de licenciamentos de instalações e redes (ver exemplo em ANEXO);
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* Os planos de montagem e desmontagem de equipamentos e respectivos licenciamentos ou autorizações (quando aplicável);
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* Os planos de mobilização e desmobilização de equipamentos e instalações.
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Associados a este planeamento estão também a escolha e negociação dos terrenos para estaleiro a utilizar. São, para isso, acordadas condições com os proprietários dos terrenos ou com os seus representantes, estabelecendo contratos para a sua utilização.
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Após a conclusão do planeamento do estaleiro de obra, passa-se à montagem das infra-estruturas e instalações do mesmo, a qual pode ser feita mediante três opções:
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1) GLOBAL - Lança-se concurso para a execução deste trabalho, adjudicando o mesmo a uma empresa que realizará a montagem do estaleiro conforme estabelecido no respectivo projecto.
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2) PARCIAL – Dispondo do material e da mão-de-obra necessários ou adquirindo o material e contratando a mão-de-obra, a empresa poderá optar por efectuar a montagem do estaleiro sem o recurso a terceiros.
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3) MISTA – Pode ainda a empresa escolher esta terceira hipótese, segundo a qual alguns trabalhos da montagem do estaleiro são subcontratados enquanto outros são realizados por trabalhadores da empresa.

Revisão das 14h47min de 2 de junho de 2011


ESCOLHA DO LOCAL DE ESTALEIRO

- Deve atender aos seguintes aspectos na referida ordem:


1. Verificar compatibilidade com RECAPE (se existir);


2. Zonas já exploradas anteriormente;


3. Compatibilidade com o mapa de condicionantes: REN, RAN, … (se não existir, pedir nas Câmaras);


4. Proximidade com a obra – deverá ser o mais próximo e central possível (da obra?);


5. Bons acessos rodoviários;


6. Facilidade de fornecimento de energia eléctrica, água, saneamento, telefone e internet;


7. Menor custo global do estaleiro

Deve optar-se por um local que minimize o custo global do estaleiro, o qual compreende não só o custo das instalações, meios de apoio e equipamentos e respectiva montagem, mas também os custos referentes a algumas actividades básicas do quotidiano dos trabalhadores, tais como as refeições e as dormidas (no caso de estas serem suportadas pela empresa)


8. Evitar zonas inundáveis ou com más fundações (devido à eventual instalação de centrais de betão/ betuminosos);


9. Zonas com pouco relevo para minimizar trabalhos de movimentação de terras

É aconselhável a escolha de uma zona com um relevo pouco acidentado, tendo em vista a minimização dos trabalhos de terraplenagens.


10. Máximo afastamento de habitações

O estaleiro deve localizar-se o mais afastado possível das habitações dos residentes nos arredores da obra, minimizando eventuais situações incómodas decorrentes de questões como o ruído, a poluição…


11. Perímetro de forma regular, com poucos recortes (?)


12. Menor número de proprietários possível

Deve escolher-se um terreno que tenha o mínimo de proprietários possível, reduzindo desta forma o número de autorizações para a utilização das áreas do terreno necessárias (conforme ANEXO …) e consequentemente o estabelecimento de contratos de arrendamento. Quanto menor for o número de proprietários, menor o número de contratos a estabelecer.


PLANEAMENTO E MONTAGEM DO ESTALEIRO

Tendo por base diversas condicionantes referentes à implantação de qualquer [[estaleiro de obra], assim como os referidos no ponto referente à escolha do local do estaleiro e as características específicas da obra em causa no que se refere ao tipo e dimensão da mesma, os responsáveis pela Direcção de Obra definem quais as instalações fixas, os meios de apoio e equipamentos necessários à sua execução e efectuam dessa forma o planeamento do estaleiro de obra.

O planeamento do estaleiro de obra deve incluir os seguintes elementos:


  • O plano de estaleiro, que integra as diversas plantas onde se representam as instalações e redes, e as memórias descritivas respectivas (ver exemplo em ANEXO)
  • Os projectos de licenciamentos de instalações e redes (ver exemplo em ANEXO);
  • Os planos de montagem e desmontagem de equipamentos e respectivos licenciamentos ou autorizações (quando aplicável);
  • Os planos de mobilização e desmobilização de equipamentos e instalações.


Associados a este planeamento estão também a escolha e negociação dos terrenos para estaleiro a utilizar. São, para isso, acordadas condições com os proprietários dos terrenos ou com os seus representantes, estabelecendo contratos para a sua utilização. Após a conclusão do planeamento do estaleiro de obra, passa-se à montagem das infra-estruturas e instalações do mesmo, a qual pode ser feita mediante três opções:


1) GLOBAL - Lança-se concurso para a execução deste trabalho, adjudicando o mesmo a uma empresa que realizará a montagem do estaleiro conforme estabelecido no respectivo projecto.

2) PARCIAL – Dispondo do material e da mão-de-obra necessários ou adquirindo o material e contratando a mão-de-obra, a empresa poderá optar por efectuar a montagem do estaleiro sem o recurso a terceiros.

3) MISTA – Pode ainda a empresa escolher esta terceira hipótese, segundo a qual alguns trabalhos da montagem do estaleiro são subcontratados enquanto outros são realizados por trabalhadores da empresa.