Diferenças entre edições de "Desenvolvimento de Processos de Interação entre Tecnologia BIM e Equipamentos de Realidade Virtual e sua Aplicabilidade"

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A metodologia Building Information Modeling (BIM) representa uma evolução face ao método estabelecido na indústria AEC para coordenadar e desenvolver todos os processos relativos à construção. Todavia, a implementação do BIM não é adotada transversalmente por todos os intervenientes no ramo da Arquitetura e Engenharia Civil. Ainda existem barreiras, seja por razões economiscistas, resistência à mudança, etc., que dificultam a implementação desta nova metodologia de trabalho.
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A Realidade Virtual (RV) poderá ser uma ferramenta relevante no que à interação diz respeito. Desta forma, através da potencialidade de imersão total num projeto e recorrendo de uma interface de uso natural, é possível, em primeira análise, colmatar a complexidade ou falta de experiência com BIM. Ou seja, a curva de aprendizagem poderia ser optimizada.
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Durante a dissertação desenvolveram-se aplicações informáticas que permitem a um utilizador tirar partido das vantagens da Realidade Virtual como meio de comunicação, interação e simultâneamente exercer modificações no modelo BIM.
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Primeiramente recorreu-se a um motor de jogo para importação de um modelo BIM. Neste programa iniciou-se a prova de conceito, onde alguns comandos do Unity estabelecem relação com operações executadas através de equipamento de RV. Neste sentido, foram selecionados e programados alguns comandos de interação, possibilitando o uso de RV para alteração em tempo real da geometria de alguns elementos de um projeto BIM.
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Posteriormente desenvolveu.se um caso de estudo, onde através de uma experiência prática e preenchimento de um inquérito, se avaliou o grau de naturalidade de execução de cada um dos comandos produzidos. Através desta análise qualitativa pretendeu-se, embora de uma forma pouco representativa, avaliar a interface desenvolvida de um ponto de vista distinto de quem programa ou produz a plataforma.
  
  
 
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interação, Realidade Virtual, BIM, motor de jogo, tecnologia da informação
  
 
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Revisão das 09h31min de 13 de julho de 2016

Texto Integral PDF

Tese de mestrado integrado de Fábio Dinis, 2016

Orientada por João Poças Martins

Resumo

A metodologia Building Information Modeling (BIM) representa uma evolução face ao método estabelecido na indústria AEC para coordenadar e desenvolver todos os processos relativos à construção. Todavia, a implementação do BIM não é adotada transversalmente por todos os intervenientes no ramo da Arquitetura e Engenharia Civil. Ainda existem barreiras, seja por razões economiscistas, resistência à mudança, etc., que dificultam a implementação desta nova metodologia de trabalho.

A Realidade Virtual (RV) poderá ser uma ferramenta relevante no que à interação diz respeito. Desta forma, através da potencialidade de imersão total num projeto e recorrendo de uma interface de uso natural, é possível, em primeira análise, colmatar a complexidade ou falta de experiência com BIM. Ou seja, a curva de aprendizagem poderia ser optimizada.

Durante a dissertação desenvolveram-se aplicações informáticas que permitem a um utilizador tirar partido das vantagens da Realidade Virtual como meio de comunicação, interação e simultâneamente exercer modificações no modelo BIM.

Primeiramente recorreu-se a um motor de jogo para importação de um modelo BIM. Neste programa iniciou-se a prova de conceito, onde alguns comandos do Unity estabelecem relação com operações executadas através de equipamento de RV. Neste sentido, foram selecionados e programados alguns comandos de interação, possibilitando o uso de RV para alteração em tempo real da geometria de alguns elementos de um projeto BIM.

Posteriormente desenvolveu.se um caso de estudo, onde através de uma experiência prática e preenchimento de um inquérito, se avaliou o grau de naturalidade de execução de cada um dos comandos produzidos. Através desta análise qualitativa pretendeu-se, embora de uma forma pouco representativa, avaliar a interface desenvolvida de um ponto de vista distinto de quem programa ou produz a plataforma.


Palavras Chave

interação, Realidade Virtual, BIM, motor de jogo, tecnologia da informação

Abstract

Keywords

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