Diferenças entre edições de "Desenvolvimento de Processos de Interação entre Tecnologia BIM e Equipamentos de Realidade Virtual e sua Aplicabilidade"
(→Resumo) |
|||
Linha 7: | Linha 7: | ||
= Resumo = | = Resumo = | ||
+ | A metodologia Building Information Modeling (BIM) representa uma evolução face ao método estabelecido na indústria AEC para coordenadar e desenvolver todos os processos relativos à construção. Todavia, a implementação do BIM não é adotada transversalmente por todos os intervenientes no ramo da Arquitetura e Engenharia Civil. Ainda existem barreiras, seja por razões economiscistas, resistência à mudança, etc., que dificultam a implementação desta nova metodologia de trabalho. | ||
+ | |||
+ | A Realidade Virtual (RV) poderá ser uma ferramenta relevante no que à interação diz respeito. Desta forma, através da potencialidade de imersão total num projeto e recorrendo de uma interface de uso natural, é possível, em primeira análise, colmatar a complexidade ou falta de experiência com BIM. Ou seja, a curva de aprendizagem poderia ser optimizada. | ||
+ | |||
+ | Durante a dissertação desenvolveram-se aplicações informáticas que permitem a um utilizador tirar partido das vantagens da Realidade Virtual como meio de comunicação, interação e simultâneamente exercer modificações no modelo BIM. | ||
+ | |||
+ | Primeiramente recorreu-se a um motor de jogo para importação de um modelo BIM. Neste programa iniciou-se a prova de conceito, onde alguns comandos do Unity estabelecem relação com operações executadas através de equipamento de RV. Neste sentido, foram selecionados e programados alguns comandos de interação, possibilitando o uso de RV para alteração em tempo real da geometria de alguns elementos de um projeto BIM. | ||
+ | |||
+ | Posteriormente desenvolveu.se um caso de estudo, onde através de uma experiência prática e preenchimento de um inquérito, se avaliou o grau de naturalidade de execução de cada um dos comandos produzidos. Através desta análise qualitativa pretendeu-se, embora de uma forma pouco representativa, avaliar a interface desenvolvida de um ponto de vista distinto de quem programa ou produz a plataforma. | ||
== Palavras Chave == | == Palavras Chave == | ||
+ | interação, Realidade Virtual, BIM, motor de jogo, tecnologia da informação | ||
= Abstract = | = Abstract = |
Revisão das 09h31min de 13 de julho de 2016
Tese de mestrado integrado de Fábio Dinis, 2016
Orientada por João Poças Martins
Índice
Resumo
A metodologia Building Information Modeling (BIM) representa uma evolução face ao método estabelecido na indústria AEC para coordenadar e desenvolver todos os processos relativos à construção. Todavia, a implementação do BIM não é adotada transversalmente por todos os intervenientes no ramo da Arquitetura e Engenharia Civil. Ainda existem barreiras, seja por razões economiscistas, resistência à mudança, etc., que dificultam a implementação desta nova metodologia de trabalho.
A Realidade Virtual (RV) poderá ser uma ferramenta relevante no que à interação diz respeito. Desta forma, através da potencialidade de imersão total num projeto e recorrendo de uma interface de uso natural, é possível, em primeira análise, colmatar a complexidade ou falta de experiência com BIM. Ou seja, a curva de aprendizagem poderia ser optimizada.
Durante a dissertação desenvolveram-se aplicações informáticas que permitem a um utilizador tirar partido das vantagens da Realidade Virtual como meio de comunicação, interação e simultâneamente exercer modificações no modelo BIM.
Primeiramente recorreu-se a um motor de jogo para importação de um modelo BIM. Neste programa iniciou-se a prova de conceito, onde alguns comandos do Unity estabelecem relação com operações executadas através de equipamento de RV. Neste sentido, foram selecionados e programados alguns comandos de interação, possibilitando o uso de RV para alteração em tempo real da geometria de alguns elementos de um projeto BIM.
Posteriormente desenvolveu.se um caso de estudo, onde através de uma experiência prática e preenchimento de um inquérito, se avaliou o grau de naturalidade de execução de cada um dos comandos produzidos. Através desta análise qualitativa pretendeu-se, embora de uma forma pouco representativa, avaliar a interface desenvolvida de um ponto de vista distinto de quem programa ou produz a plataforma.
Palavras Chave
interação, Realidade Virtual, BIM, motor de jogo, tecnologia da informação