Diferenças entre edições de "Gestão da Informação na Construção – Aplicação de ferramentas colaborativas no desenvolvimento de projectos de construção"

Da wiki WIQI GEQUALTEC
Ir para: navegação, pesquisa
 
Linha 5: Linha 5:
 
= Resumo =
 
= Resumo =
  
O desenvolvimento de projectos de construção civil  resulta de uma interacção entre profissionais de  
+
O desenvolvimento de projectos de construção civil  resulta de uma interacção entre profissionais de
diferentes especialidades, que desenvolvem em simultâneo os seus projectos, necessitando assim de  
+
diferentes especialidades, que desenvolvem em simultâneo os seus projectos, necessitando assim de
informação comum e actualizada. Assim considera-se que a gestão da informação no desenvolvimento  
+
informação comum e actualizada. Assim considera-se que a gestão da informação no desenvolvimento
de projectos de construção contribui em muito para a eficiência desta tarefa.  
+
de projectos de construção contribui em muito para a eficiência desta tarefa.
O sector da construção civil é considerado ineficiente quando comparado com outros sectores da  
+
O sector da construção civil é considerado ineficiente quando comparado com outros sectores da
indústria, o que em grande parte se deve a uma baixa utilização de tecnologias de informação e  
+
indústria, o que em grande parte se deve a uma baixa utilização de tecnologias de informação e
comunicação, resultando numa inadequada gestão da informação.  
+
comunicação, resultando numa inadequada gestão da informação.
Nos últimos anos, no sentido de melhorar a gestão da informação na construção, têm sido  
+
Nos últimos anos, no sentido de melhorar a gestão da informação na construção, têm sido
desenvolvidas diversas ferramentas colaborativas que permitem aos intervenientes no processo  
+
desenvolvidas diversas ferramentas colaborativas que permitem aos intervenientes no processo
construtivo novas formas de comunicação e colaboração, permitindo diminuir os impactos resultantes  
+
construtivo novas formas de comunicação e colaboração, permitindo diminuir os impactos resultantes
dos profissionais se encontrarem muitas vezes a trabalhar em locais diferentes.  
+
dos profissionais se encontrarem muitas vezes a trabalhar em locais diferentes.
Embora exista já uma diversidade considerável de ferramentas colaborativas disponíveis, o sector da  
+
Embora exista já uma diversidade considerável de ferramentas colaborativas disponíveis, o sector da
construção tem sido lento a adoptá-las. Tal facto deve-se não só a vários aspectos ligados à  
+
construção tem sido lento a adoptá-las. Tal facto deve-se não só a vários aspectos ligados à
especificidade do sector da construção, mas também ao facto de estas ferramentas serem relativamente  
+
especificidade do sector da construção, mas também ao facto de estas ferramentas serem relativamente
recentes e ainda não serem conhecidas todas as suas potencialidades por parte dos agentes da  
+
recentes e ainda não serem conhecidas todas as suas potencialidades por parte dos agentes da
construção.
+
construção.
No presente trabalho são então descritos os entraves à utilização destas tecnologias de informação e  
+
No presente trabalho são então descritos os entraves à utilização destas tecnologias de informação e
comunicação no sector da construção, assim como são referidas algumas características favoráveis a  
+
comunicação no sector da construção, assim como são referidas algumas características favoráveis a
um bom modelo de gestão de informação.  
+
um bom modelo de gestão de informação.
Faz-se também uma caracterização do fluxo de informações existente no desenvolvimento de  
+
Faz-se também uma caracterização do fluxo de informações existente no desenvolvimento de
projectos de construção, demonstrando problemas actualmente existentes e apresentando medidas que  
+
projectos de construção, demonstrando problemas actualmente existentes e apresentando medidas que
podem contribuir para a eficácia da gestão da informação no processo construtivo.
+
podem contribuir para a eficácia da gestão da informação no processo construtivo.
No que respeita à aplicação de ferramentas colaborativas em projectos de construção, são analisadas  
+
No que respeita à aplicação de ferramentas colaborativas em projectos de construção, são analisadas
ferramentas comerciais e livres, comparando funcionalidades, vantagens, limitações e possíveis  
+
ferramentas comerciais e livres, comparando funcionalidades, vantagens, limitações e possíveis
aplicações no sector da construção civil.  
+
aplicações no sector da construção civil.
São ainda analisados alguns casos de implementação  de ferramentas colaborativas em empresas de  
+
São ainda analisados alguns casos de implementação  de ferramentas colaborativas em empresas de
construção civil, fazendo uma descrição da implementação e dos sistemas adoptados, o que permite  
+
construção civil, fazendo uma descrição da implementação e dos sistemas adoptados, o que permite
avaliar benefícios e descrever problemas encontrados na sua utilização.  
+
avaliar benefícios e descrever problemas encontrados na sua utilização.
Ainda de acordo com o tema do presente trabalho, são propostas algumas soluções de utilização  
+
Ainda de acordo com o tema do presente trabalho, são propostas algumas soluções de utilização
combinada de ferramentas colaborativas, tendo em conta as necessidades das próprias empresas.  
+
combinada de ferramentas colaborativas, tendo em conta as necessidades das próprias empresas.
+
 
 
= Palavras Chave =
 
= Palavras Chave =
  
ferramentas colaborativas, gestão da informação, projectos de construção,  
+
ferramentas colaborativas, gestão da informação, projectos de construção,
 
tecnologias de informação e comunicação.
 
tecnologias de informação e comunicação.
  
 
= Abstract =
 
= Abstract =
  
The development of construction projects is the result of an interaction between professionals from  
+
The development of construction projects is the result of an interaction between professionals from
different expertises who develop their designs simultaneously, thus requiring a joint information and  
+
different expertises who develop their designs simultaneously, thus requiring a joint information and
updated. Thus it is considered that the management of information in the development of construction  
+
updated. Thus it is considered that the management of information in the development of construction
 
projects contributes substantially to the efficiency of this task.
 
projects contributes substantially to the efficiency of this task.
  
The construction sector is considered inefficient when compared with other industry sectors, which is  
+
The construction sector is considered inefficient when compared with other industry sectors, which is
largely due to a low utilization of information and communication technologies, resulting in  
+
largely due to a low utilization of information and communication technologies, resulting in
 
inadequate information management.
 
inadequate information management.
  
In recent years, to improve information management in construction, several collaborative tools have  
+
In recent years, to improve information management in construction, several collaborative tools have
been developed, providing new communication and collaboration options to professionals in the  
+
been developed, providing new communication and collaboration options to professionals in the
 
construction process. This reduces the impact of professionals that often work in different places.
 
construction process. This reduces the impact of professionals that often work in different places.
  
Although there is already considerable diversity of collaborative tools available, the construction  
+
Although there is already considerable diversity of collaborative tools available, the construction
 
sector has been slow to adopt them. This is due, not only to various aspects of the specificity of the construction sector, but also because these tools are relatively recent and its full potential is not yet known by officials of construction.
 
sector has been slow to adopt them. This is due, not only to various aspects of the specificity of the construction sector, but also because these tools are relatively recent and its full potential is not yet known by officials of construction.
  
In the present study, the obstacles to the use of these information and communication technologies in  
+
In the present study, the obstacles to the use of these information and communication technologies in
construction are described, as well as some favorable characteristics to a good model of information  
+
construction are described, as well as some favorable characteristics to a good model of information
 
management.
 
management.
  
A characterization of the flow of information existing in the development of construction projects are presented, demonstrating current problems and providing measures that can contribute to the  
+
A characterization of the flow of information existing in the development of construction projects are presented, demonstrating current problems and providing measures that can contribute to the
 
effectiveness of information management in the construction process.
 
effectiveness of information management in the construction process.
+
 
Multiple types of collaborative tools (commercial and free) are also reviewed in this work, by  
+
Multiple types of collaborative tools (commercial and free) are also reviewed in this work, by
 
analyzing features, advantages, limitations and possible applications in the construction industry.
 
analyzing features, advantages, limitations and possible applications in the construction industry.
+
 
Some implementation cases of collaborative tools in construction companies are also analyzed, by  
+
Some implementation cases of collaborative tools in construction companies are also analyzed, by
means of a description of its implementation and the adopted systems, which allows to evaluate the  
+
means of a description of its implementation and the adopted systems, which allows to evaluate the
 
benefits and to describe problems encountered in its use.
 
benefits and to describe problems encountered in its use.
  
Also according to the theme of this dissertation, some solutions are described for the use of  
+
Also according to the theme of this dissertation, some solutions are described for the use of
collaborative tools, taking into account the needs of individual companies.  
+
collaborative tools, taking into account the needs of individual companies.
+
 
 
= Keywords =
 
= Keywords =
  
collaborative tools, information management, construction design, information and  
+
collaborative tools, information management, construction design, information and
 
communication technologies.
 
communication technologies.
 +
 +
[[Categoria:Gestão da Informação]]
 +
[[Categoria:Tese]]
 +
[[Categoria:Gestão de Projectos]]

Edição atual desde as 00h05min de 4 de novembro de 2011

Tese de mestrado integrado de Pedro Lázaro, 2010

Texto integral

Resumo

O desenvolvimento de projectos de construção civil resulta de uma interacção entre profissionais de diferentes especialidades, que desenvolvem em simultâneo os seus projectos, necessitando assim de informação comum e actualizada. Assim considera-se que a gestão da informação no desenvolvimento de projectos de construção contribui em muito para a eficiência desta tarefa. O sector da construção civil é considerado ineficiente quando comparado com outros sectores da indústria, o que em grande parte se deve a uma baixa utilização de tecnologias de informação e comunicação, resultando numa inadequada gestão da informação. Nos últimos anos, no sentido de melhorar a gestão da informação na construção, têm sido desenvolvidas diversas ferramentas colaborativas que permitem aos intervenientes no processo construtivo novas formas de comunicação e colaboração, permitindo diminuir os impactos resultantes dos profissionais se encontrarem muitas vezes a trabalhar em locais diferentes. Embora exista já uma diversidade considerável de ferramentas colaborativas disponíveis, o sector da construção tem sido lento a adoptá-las. Tal facto deve-se não só a vários aspectos ligados à especificidade do sector da construção, mas também ao facto de estas ferramentas serem relativamente recentes e ainda não serem conhecidas todas as suas potencialidades por parte dos agentes da construção. No presente trabalho são então descritos os entraves à utilização destas tecnologias de informação e comunicação no sector da construção, assim como são referidas algumas características favoráveis a um bom modelo de gestão de informação. Faz-se também uma caracterização do fluxo de informações existente no desenvolvimento de projectos de construção, demonstrando problemas actualmente existentes e apresentando medidas que podem contribuir para a eficácia da gestão da informação no processo construtivo. No que respeita à aplicação de ferramentas colaborativas em projectos de construção, são analisadas ferramentas comerciais e livres, comparando funcionalidades, vantagens, limitações e possíveis aplicações no sector da construção civil. São ainda analisados alguns casos de implementação de ferramentas colaborativas em empresas de construção civil, fazendo uma descrição da implementação e dos sistemas adoptados, o que permite avaliar benefícios e descrever problemas encontrados na sua utilização. Ainda de acordo com o tema do presente trabalho, são propostas algumas soluções de utilização combinada de ferramentas colaborativas, tendo em conta as necessidades das próprias empresas.

Palavras Chave

ferramentas colaborativas, gestão da informação, projectos de construção, tecnologias de informação e comunicação.

Abstract

The development of construction projects is the result of an interaction between professionals from different expertises who develop their designs simultaneously, thus requiring a joint information and updated. Thus it is considered that the management of information in the development of construction projects contributes substantially to the efficiency of this task.

The construction sector is considered inefficient when compared with other industry sectors, which is largely due to a low utilization of information and communication technologies, resulting in inadequate information management.

In recent years, to improve information management in construction, several collaborative tools have been developed, providing new communication and collaboration options to professionals in the construction process. This reduces the impact of professionals that often work in different places.

Although there is already considerable diversity of collaborative tools available, the construction sector has been slow to adopt them. This is due, not only to various aspects of the specificity of the construction sector, but also because these tools are relatively recent and its full potential is not yet known by officials of construction.

In the present study, the obstacles to the use of these information and communication technologies in construction are described, as well as some favorable characteristics to a good model of information management.

A characterization of the flow of information existing in the development of construction projects are presented, demonstrating current problems and providing measures that can contribute to the effectiveness of information management in the construction process.

Multiple types of collaborative tools (commercial and free) are also reviewed in this work, by analyzing features, advantages, limitations and possible applications in the construction industry.

Some implementation cases of collaborative tools in construction companies are also analyzed, by means of a description of its implementation and the adopted systems, which allows to evaluate the benefits and to describe problems encountered in its use.

Also according to the theme of this dissertation, some solutions are described for the use of collaborative tools, taking into account the needs of individual companies.

Keywords

collaborative tools, information management, construction design, information and communication technologies.