Diferenças entre edições de "Gestão da Informação na Construção – Aplicação de ferramentas colaborativas no desenvolvimento de projectos de construção"
(→2009/2010) |
|||
(Há 2 edições intermédias do mesmo utilizador que não estão a ser apresentadas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
− | + | [[Lista de teses MIEC|Tese de mestrado integrado]] de [[Pedro Lázaro]], 2010 | |
− | + | [[Media:Tese Lázaro.pdf|Texto integral]] | |
− | = | + | = Resumo = |
− | + | O desenvolvimento de projectos de construção civil resulta de uma interacção entre profissionais de | |
− | + | diferentes especialidades, que desenvolvem em simultâneo os seus projectos, necessitando assim de | |
− | + | informação comum e actualizada. Assim considera-se que a gestão da informação no desenvolvimento | |
− | + | de projectos de construção contribui em muito para a eficiência desta tarefa. | |
− | + | O sector da construção civil é considerado ineficiente quando comparado com outros sectores da | |
− | + | indústria, o que em grande parte se deve a uma baixa utilização de tecnologias de informação e | |
− | + | comunicação, resultando numa inadequada gestão da informação. | |
− | + | Nos últimos anos, no sentido de melhorar a gestão da informação na construção, têm sido | |
− | + | desenvolvidas diversas ferramentas colaborativas que permitem aos intervenientes no processo | |
− | + | construtivo novas formas de comunicação e colaboração, permitindo diminuir os impactos resultantes | |
− | + | dos profissionais se encontrarem muitas vezes a trabalhar em locais diferentes. | |
− | + | Embora exista já uma diversidade considerável de ferramentas colaborativas disponíveis, o sector da | |
− | + | construção tem sido lento a adoptá-las. Tal facto deve-se não só a vários aspectos ligados à | |
− | + | especificidade do sector da construção, mas também ao facto de estas ferramentas serem relativamente | |
− | + | recentes e ainda não serem conhecidas todas as suas potencialidades por parte dos agentes da | |
− | + | construção. | |
− | + | No presente trabalho são então descritos os entraves à utilização destas tecnologias de informação e | |
− | + | comunicação no sector da construção, assim como são referidas algumas características favoráveis a | |
− | + | um bom modelo de gestão de informação. | |
+ | Faz-se também uma caracterização do fluxo de informações existente no desenvolvimento de | ||
+ | projectos de construção, demonstrando problemas actualmente existentes e apresentando medidas que | ||
+ | podem contribuir para a eficácia da gestão da informação no processo construtivo. | ||
+ | No que respeita à aplicação de ferramentas colaborativas em projectos de construção, são analisadas | ||
+ | ferramentas comerciais e livres, comparando funcionalidades, vantagens, limitações e possíveis | ||
+ | aplicações no sector da construção civil. | ||
+ | São ainda analisados alguns casos de implementação de ferramentas colaborativas em empresas de | ||
+ | construção civil, fazendo uma descrição da implementação e dos sistemas adoptados, o que permite | ||
+ | avaliar benefícios e descrever problemas encontrados na sua utilização. | ||
+ | Ainda de acordo com o tema do presente trabalho, são propostas algumas soluções de utilização | ||
+ | combinada de ferramentas colaborativas, tendo em conta as necessidades das próprias empresas. | ||
− | = | + | = Palavras Chave = |
+ | |||
+ | ferramentas colaborativas, gestão da informação, projectos de construção, | ||
+ | tecnologias de informação e comunicação. | ||
+ | |||
+ | = Abstract = | ||
+ | |||
+ | The development of construction projects is the result of an interaction between professionals from | ||
+ | different expertises who develop their designs simultaneously, thus requiring a joint information and | ||
+ | updated. Thus it is considered that the management of information in the development of construction | ||
+ | projects contributes substantially to the efficiency of this task. | ||
+ | |||
+ | The construction sector is considered inefficient when compared with other industry sectors, which is | ||
+ | largely due to a low utilization of information and communication technologies, resulting in | ||
+ | inadequate information management. | ||
+ | |||
+ | In recent years, to improve information management in construction, several collaborative tools have | ||
+ | been developed, providing new communication and collaboration options to professionals in the | ||
+ | construction process. This reduces the impact of professionals that often work in different places. | ||
+ | |||
+ | Although there is already considerable diversity of collaborative tools available, the construction | ||
+ | sector has been slow to adopt them. This is due, not only to various aspects of the specificity of the construction sector, but also because these tools are relatively recent and its full potential is not yet known by officials of construction. | ||
+ | |||
+ | In the present study, the obstacles to the use of these information and communication technologies in | ||
+ | construction are described, as well as some favorable characteristics to a good model of information | ||
+ | management. | ||
+ | |||
+ | A characterization of the flow of information existing in the development of construction projects are presented, demonstrating current problems and providing measures that can contribute to the | ||
+ | effectiveness of information management in the construction process. | ||
+ | |||
+ | Multiple types of collaborative tools (commercial and free) are also reviewed in this work, by | ||
+ | analyzing features, advantages, limitations and possible applications in the construction industry. | ||
+ | |||
+ | Some implementation cases of collaborative tools in construction companies are also analyzed, by | ||
+ | means of a description of its implementation and the adopted systems, which allows to evaluate the | ||
+ | benefits and to describe problems encountered in its use. | ||
+ | |||
+ | Also according to the theme of this dissertation, some solutions are described for the use of | ||
+ | collaborative tools, taking into account the needs of individual companies. | ||
+ | |||
+ | = Keywords = | ||
+ | |||
+ | collaborative tools, information management, construction design, information and | ||
+ | communication technologies. | ||
+ | |||
+ | [[Categoria:Gestão da Informação]] | ||
+ | [[Categoria:Tese]] | ||
+ | [[Categoria:Gestão de Projectos]] |
Edição atual desde as 00h05min de 4 de novembro de 2011
Tese de mestrado integrado de Pedro Lázaro, 2010
Resumo
O desenvolvimento de projectos de construção civil resulta de uma interacção entre profissionais de diferentes especialidades, que desenvolvem em simultâneo os seus projectos, necessitando assim de informação comum e actualizada. Assim considera-se que a gestão da informação no desenvolvimento de projectos de construção contribui em muito para a eficiência desta tarefa. O sector da construção civil é considerado ineficiente quando comparado com outros sectores da indústria, o que em grande parte se deve a uma baixa utilização de tecnologias de informação e comunicação, resultando numa inadequada gestão da informação. Nos últimos anos, no sentido de melhorar a gestão da informação na construção, têm sido desenvolvidas diversas ferramentas colaborativas que permitem aos intervenientes no processo construtivo novas formas de comunicação e colaboração, permitindo diminuir os impactos resultantes dos profissionais se encontrarem muitas vezes a trabalhar em locais diferentes. Embora exista já uma diversidade considerável de ferramentas colaborativas disponíveis, o sector da construção tem sido lento a adoptá-las. Tal facto deve-se não só a vários aspectos ligados à especificidade do sector da construção, mas também ao facto de estas ferramentas serem relativamente recentes e ainda não serem conhecidas todas as suas potencialidades por parte dos agentes da construção. No presente trabalho são então descritos os entraves à utilização destas tecnologias de informação e comunicação no sector da construção, assim como são referidas algumas características favoráveis a um bom modelo de gestão de informação. Faz-se também uma caracterização do fluxo de informações existente no desenvolvimento de projectos de construção, demonstrando problemas actualmente existentes e apresentando medidas que podem contribuir para a eficácia da gestão da informação no processo construtivo. No que respeita à aplicação de ferramentas colaborativas em projectos de construção, são analisadas ferramentas comerciais e livres, comparando funcionalidades, vantagens, limitações e possíveis aplicações no sector da construção civil. São ainda analisados alguns casos de implementação de ferramentas colaborativas em empresas de construção civil, fazendo uma descrição da implementação e dos sistemas adoptados, o que permite avaliar benefícios e descrever problemas encontrados na sua utilização. Ainda de acordo com o tema do presente trabalho, são propostas algumas soluções de utilização combinada de ferramentas colaborativas, tendo em conta as necessidades das próprias empresas.
Palavras Chave
ferramentas colaborativas, gestão da informação, projectos de construção, tecnologias de informação e comunicação.
Abstract
The development of construction projects is the result of an interaction between professionals from different expertises who develop their designs simultaneously, thus requiring a joint information and updated. Thus it is considered that the management of information in the development of construction projects contributes substantially to the efficiency of this task.
The construction sector is considered inefficient when compared with other industry sectors, which is largely due to a low utilization of information and communication technologies, resulting in inadequate information management.
In recent years, to improve information management in construction, several collaborative tools have been developed, providing new communication and collaboration options to professionals in the construction process. This reduces the impact of professionals that often work in different places.
Although there is already considerable diversity of collaborative tools available, the construction sector has been slow to adopt them. This is due, not only to various aspects of the specificity of the construction sector, but also because these tools are relatively recent and its full potential is not yet known by officials of construction.
In the present study, the obstacles to the use of these information and communication technologies in construction are described, as well as some favorable characteristics to a good model of information management.
A characterization of the flow of information existing in the development of construction projects are presented, demonstrating current problems and providing measures that can contribute to the effectiveness of information management in the construction process.
Multiple types of collaborative tools (commercial and free) are also reviewed in this work, by analyzing features, advantages, limitations and possible applications in the construction industry.
Some implementation cases of collaborative tools in construction companies are also analyzed, by means of a description of its implementation and the adopted systems, which allows to evaluate the benefits and to describe problems encountered in its use.
Also according to the theme of this dissertation, some solutions are described for the use of collaborative tools, taking into account the needs of individual companies.
Keywords
collaborative tools, information management, construction design, information and communication technologies.