RESPONSABILIDADE SOCIAL
A FEUP é uma instituição de criação, transmissão e difusão do conhecimento, da tecnologia e da cultura na área da engenharia, e tem como componente relevante a preparação de jovens para o exercício da profissão de engenheiro a um nível internacional, sustentada em Investigação e Desenvolvimento de excelência, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural.
A componente da responsabilidade social, nas suas múltiplas vertentes, está subjacente à profissão de engenheiro, quer ao nível da sustentabilidade das opções tomadas, quer do impacto ambiental e social das mesmas, bem como no cumprimento de requisitos éticos e de um código de conduta.
NA FEUP, são inúmeros os projetos de investigação em Engenharia que ajudam a dar resposta a problemas concretos da nossa sociedade.
Sustentabilidade
A Sustentabilidade é um tópico há muito acarinhado pela FEUP, que foi a primeira instituição de Ensino Superior portuguesa a publicar anualmente um relatório de sustentabilidade, em 2006. Em 2009, a FEUP tornou-se membro da Environmental Association for Universities and Colleges com o objetivo de aprender e partilhar boas praticas com outras universidades. Em 2015, foi estabelecido o Comissariado para a Sustentabilidade (CS), cuja missão tem sido focada na sensibilização dos estudantes e colaboradores na construção de uma FEUP mais sustentável. Entre as iniciativas dinamizadas inclui-se um concurso de ideias que contribuam para a sustentabilidade da instituição e a sua implementação. De destacar ainda as iniciativas realizadas com o objetivo de diminuir a produção de resíduos e aumentar a reutilização dos produtos, nomeadamente a realização de Repair Cafés, a oferta de garrafas reutilizáveis aos estudantes do 1.º ano de licenciatura e mestrado integrado; e a disponibilização da opção ‘sem copo’ em todas as máquinas de vending, entre outras. Na FEUP também tem-se também incentivado a agricultura biológica através do projeto ‘Horta a Porta’, promovido pelo Centro Hospitalar Conde Ferreira em conjunto com a Lipor. No final de 2019 a FEUP juntou as principaos Instuições de Ensino Superior numa primeira Conferência Campus Sustentável, onde foi assinada uma carta de compromisso.
Apoio Social
Para além da possibilidade de apoio aos mais desfavorecidos através de bolsas sociais da Universidade do Porto, a FEUP demonstra preocupações de inclusão também no acesso de grupos minoritários, tais como pessoas com deficiência. Assim, a FEUP tem à disposição um Gabinete de Apoio para estudantes com necessidades educativas especiais de modo a dar-lhes todas as condições possíveis de aprendizagem. Este Gabinete desenvolve ainda o “Projeto de Apoio ao Estudante”, que tem como objetivo ajudar estudantes que por dificuldades financeiras não conseguem pagar as suas propinas.
O FEUP Social é um projeto em conjunto com a GASPORTO para estudantes da FEUP que se encontram numa situação fragilizada, enfrentando múltiplas dificuldades (económicas, sociais, académicas, entre outros… ) e, por isso, são conduzidos ao insucesso e, por vezes, ao abandono escolar. Desde o seu início, uma grande parte dos estudantes que procura o projeto é oriunda dos PALOP, Timor e outros países estrangeiros, reflexo das dificuldades acrescidas que enfrentam por se encontrarem num país estrangeiro.
A GASPORTO, com sede na FEUP, tem desenvolvido um importante trabalho de voluntariado não só no Porto, mas também em Timor e Moçambique. Os estudantes da FEUP são fortemente motivados a participar em projetos de voluntariado de cariz social.
A ação da FEUP não se limita, contudo, à sua comunidade. A FEUP apoia instituições localizadas nas suas imediações, como por exemplo o IPO Porto, o Hospital do Joãozinho, a Loja Social de Paranhos, o Centro Social da Paróquia da Areosa, a associação AJUDARIS e a “Teach for Portugal”.
Saber mais