![sobre-o-curso Sobre o curso](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/sobre-o-curso.png)
SOBRE O CURSO
![o-que-é-EGI](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/o-que-é-EGI.png)
O que é a Engenharia Civil?
É a área da engenharia que envolve a conceção, o planeamento, o projeto, a construção e a manutenção do ambiente construído. Através da Engenharia Civil transformamos e adaptamos a natureza, projetamos e construímos as cidades/povoações, as redes de transportes, as estruturas para produção de energia, as redes de abastecimento de água e de saneamento, as estruturas de proteção fluvial e marítima, contribuindo deste para a promoção do bem-estar da sociedade global e do seu desenvolvimento sustentável.
![quem-se-destina](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/quem-se-destina.png)
A quem se destina este mestrado?
A candidatos com uma formação de base em Engenharia Civil, que desejem adquirir formação avançada nas áreas de Estruturas e Geotecnia, Construções, Planeamento do Território e Transportes e Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.
OBJECTIVOS GERAIS
O M.EC pretende formar Engenheiros capazes de conceber, projetar e gerir sistemas, estruturas e obras de Engenharia Civil, aplicando metodologias de análise, materiais, equipamentos e processos atualizados e adequados, com respeito pela Ética, Ambiente e pelos superiores interesses da Comunidade. Para isso, oferece uma formação conciliando:
+ uma formação complementar à Licenciatura, muito abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Civil, com tratamento aprofundado dos seus aspetos formativos essenciais;
+ uma especialização numa das áreas científicas e técnicas de Engenharia Civil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
+ Obter conhecimentos avançados envolvendo, em particular, domínios científicos e tecnológicos aplicados da Engenharia Civil. Pretende-se assegurar uma formação complementar à Licenciatura em Engenharia Civil nas áreas de Estruturas e Geotecnia, Construções, Planeamento do Território e Transportes e Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, incluindo conhecimentos avançados em aspetos relevantes.
+ Ganhar aptidões para a realização de todos os Atos de Engenharia Civil, estando os graduados deste ciclo de estudos aptos a serem admitidos pela Ordem dos Engenheiros com Grau de Qualificação E2.
+ Adquirir competências que permitam conceber, projetar e gerir sistemas, estruturas e obras de Engenharia Civil, com pensamento crítico na tomada de decisões; capacidade de comunicação e trabalho em equipa, e vocação para a aprendizagem ao longo da vida.
ACREDITAÇÕES
O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
DIPLOMA
O Mestrado em Engenharia Civil (M.EC) resulta da divisão do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) da FEUP em dois ciclos de estudos independentes, de forma a dar cumprimento ao artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, sendo o MEC o 2º desses ciclos. O M.EC está estruturado em 4 semestres, totalizando 120 ECTS, culminando na realização de uma Dissertação, que decorre no último semestre do plano de estudos.
O ciclo de estudos é composto por:
+ um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que correspondem 90 créditos ECTS. Confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Engenharia Civil numa das 4 especializações: Estruturas e Geotecnia; Construções; Planeamento do Território e Transportes; Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente. A possibilidade de atribuição do diploma não conferente de grau só ocorrerá no 2º ano.
+ uma dissertação de natureza científica original e especificamente realizada para este fim, a que correspondem 30 do total dos 120 créditos ECTS do ciclo de estudos; a defesa em provas públicas da dissertação permitirá a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil numa das 4 especializações: Estruturas e Geotecnia; Construções; Planeamento do Território e Transportes; Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.
Os estudantes poderão realizar um semestre em mobilidade, no 2º semestre do 1º ano ou no 1º semestre do 2º ano, numa escola com a qual exista acordo de intercâmbio. É possível ainda efetuar um semestre adicional em mobilidade para a realização da dissertação, ocorrendo a defesa na FEUP.
A atribuição do grau será feita pela FEUP.
![cinco_razões Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/cinco_razões.png)
5 razões para escolher
o M.EC da FEUP
![razao-1 Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/razao-1.png)
Empregabilidade elevada e integração no mercado de trabalho promovida pela cooperação com o mundo empresarial.
![razao-2 Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/razao-2.png)
Acesso a recursos de grande qualidade, em termos de instalações físicas, equipamentos laboratoriais e
software.
![razao-3 Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/razao-3.png)
Possibilidade de mobilidade em universidades internacionais reconhecidas, em particular na Europa e no Brasil.
![razao-4 Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/razao-4.png)
Aquisição de uma formação diversificada, potenciadora de uma fácil adaptação a novos desafios e mudanças, criando profissionais catalisadores de inovação nas empresas.
![razao-5 Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/razao-5.png)
Formação numa escola de engenharia de elite, o que permite a aquisição de competências e atitudes muito apreciados em contextos profissionais, potenciando carreiras profissionais ou académicas de sucesso.
![video(1)](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/video1.png)
Vídeos
![cooperação-empresas Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/cooperação-empresas.png)
Cooperação com Empresas
Mais de um terço das dissertações de final de curso são realizadas em ambiente empresarial, sendo esta uma das grandes mais-valias desta formação. As empresas acolhem os estudantes por um período para desenvolvimento de um tema com garantia de qualidade científica que dará origem a uma Dissertação para a obtenção do grau de Mestre
![nucleos_associações Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/nucleos_associações.png)
Núcleos e associações
IACES
Existente a nível internacional desde 1989, a IACES – Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil está presente em Portugal, no núcleo do Porto, desde 1995. A sua missão passa por divulgar o intercâmbio a nível técnico, social e cultural entre estudantes de Engenharia Civil de todo o mundo, através da realização de cursos, palestras e congressos internacionais e promover a relação entre estudantes e profissionais do ramo de modo a obter uma mais valia, enquanto futuros engenheiros civis, perspectivando uma melhor integração no mercado de trabalho.
CIVIL’in
O CIVIL’in é um programa de acolhimento que tem como missão integrar e orientar os novos estudantes, possibilitando a sua melhor recepção, acolhimento e integração. A cada novo estudante é atribuído um “tutor” que o acompanhará ao longo do ano, através da partilha de experiências e de apontamentos e esclarecimento de dúvidas. Com início no ano letivo de 2015/16, esta ideia partiu dos próprios estudantes, no sentido de ajudarem os colegas recém chegados a ultrapassarem o sentimento de medo e desorientação que pode surgir quando se entra para a faculdade.
NTIEC
O NTIEC – Núcleo de Tecnologias de Informação na Engenharia Civil tem como objetivo promover um conjunto de iniciativas de forma a sensibilizar os estudantes para a importância de um maior conhecimento do papel das tecnologias de informação no domínio da engenharia civil, fomentando o interesse pelo desenvolvimento colaborativo de ferramentas de cálculo que permitam uma aprendizagem sólida dos conceitos abordados e aumentando o interesse na utilização mais informada das aplicações computacionais disponíveis.
Empregabilidade
Os dados seguintes baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2021 e dizem respeito aos graduados do MIEC em 2019/2020, tendo respondido ao inquérito 68% de um total de 100 graduados.
O MIEC, agora dividido entre a L.EC e o M.EC, é atualmente o curso da FEUP com melhor índice de empregabilidade, tendo uma taxa de 100%, superior à do ano transato.
A maioria dos estudantes que indicaram ter iniciado atividade no estrangeiro, referiram que essa oportunidade foi potenciada por mobilidade enquanto estudante do MIEC.
Os estudantes encontram o primeiro emprego
Relação da função com o curso
Localização do primeiro emprego
/ NORTE
Saídas Profissionais
A FEUP tem por missão a “Educação e formação de profissionais de Engenharia de nível internacional, sustentadas em Investigação e Desenvolvimento de excelência com foco regional mas com qualidade reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de reconhecida qualidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural”. O Mestrado em Engenharia Civil (MEC) revê-se completamente nesta missão, ao fornecer uma formação avançada em Engenharia Civil capacitando os seus graduados para enveredar por carreiras profissionais em termos nacionais e internacionais. Para isso, confere aos seus estudantes competências variadas, técnicas e pessoais, de importância reconhecida no mundo empresarial.
As principais saídas profissionais de um Mestre em Engenharia Civil situam-se, a nível de intervenção pública, no âmbito da construção de edifícios, vias de comunicação rodoviária e ferroviária, pontes e viadutos, aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico, enquanto no domínio privado se direcionam sobretudo para edifícios de habitação, edifícios industriais e as variadas infraestruturas.
Para quem quiser prosseguir uma carreira académica ou obter uma qualificação de doutoramento, pode continuar a sua formação no Programa Doutoral em Engenharia Civil .
![testemunhos Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/testemunhos.png)
TESTEMUNHOS
![candidaturas Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/candidaturas.png)
CANDIDATURAS
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/taxa_candidatura.png)
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/taxa_candidatura.png)
TAXA DE CANDIDATURA
55€
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/lingua.png)
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/lingua.png)
LÍNGUA
Inglês
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/periodo_letivo.png)
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/periodo_letivo.png)
PERÍODO LETIVO
Setembro – Junho
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/propinas.png)
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/propinas.png)
PROPINAS
Consulte aqui os valores
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/duracao.png)
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/duracao.png)
DURAÇÃO
2 anos (2º ciclo)
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/candidaturas_short.png)
![](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/wp-content/uploads/2020/07/candidaturas_short.png)
CANDIDATURAS
Aguarda informação para 25/26
![contactos Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/contactos.png)
CONTACTOS
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Civil
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto
Secretaria de Cursos
+351 22 508 1901
m.ec@fe.up.pt
![direcao_comissoes Cooperação com Empresas](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/07/direcao_comissoes.png)
Direção e Comissão Científica
![NunoRamos](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/12/NunoRamos-e1614857656684.png)
NUNO MANUEL RAMOS
DIRETOR E PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTIFICA
![FranciscoTaveiraPinto](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/12/FranciscoTaveiraPinto-e1614857622258.png)
FRANCISCO TAVEIRA PINTO
COMISSÃO CIENTÍFICA
![Paula-Manuela-Oliveira](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/12/Paula-Manuela-Oliveira-e1614857688614.png)
PAULA MANUELA OLIVEIRA
COMISSÃO CIENTÍFICA
![Paulo-Manuel-Pinho](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/12/Paulo-Manuel-Pinho-e1614857717460.png)
PAULO MANUEL PINHO
COMISSÃO CIENTÍFICA
![RuiManuelFaria](https://paginas.fe.up.pt/~estudar/mec/wp-content/uploads/sites/4/2020/12/RuiManuelFaria-e1614857744402.png)
RUI FARIA
COMISSÃO CIENTÍFICA