Juliana Sá
O meu percurso na FEUP começou há 10 anos quando ingressei no Mestrado Integrado de Engenharia do Ambiente. Logo após a sua conclusão iniciei uma bolsa de investigação na área de qualidade do ar e sensores de baixo custo. Portanto, a decisão de entrar no Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente e fazer o doutoramento nesta área fez todo o sentido no meu percurso académico e científico, tendo sido uma transição bastante natural. Em 2020 foi-me atribuída uma bolsa de doutoramento financiada pela FCT através do Programa de Financiamento Plurianual do LEPABE.
O Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente é bastante apelativo pela multidisciplinariedade apresentada, sendo a vertente que interliga a ciência e o cidadão comum aquela que, em particular, me atrai na minha tese de doutoramento, cujo objetivo é utilizar sensores de baixo custo como ferramenta para redução da poluição do ar em infantários e escolas primárias. A FEUP, bem como a unidade de investigação onde estou inserida (LEPABE), proporcionam-me todas as condições de trabalho fundamentais para a execução das tarefas envolvidas no meu doutoramento e que me permitem prosseguir com o trabalho de investigação.
Além disso, a excelência do grupo de docentes e orientadores aliada às várias parecerias com outros institutos e unidades de investigação reforça a qualidade da FEUP enquanto instituição de referência e reconhecimento internacional. Deste modo, este doutoramento é sem dúvida um enorme contributo para o meu crescimento científico e profissional.