JOÃO MARTINS
Entrei na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2016, após ter terminado a minha Licenciatura em Geografia. Nunca tive dúvidas em escolher a FEUP para prosseguir os meus estudos, optando pelo Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano (MPPU).
Foi a decisão mais acertada, porque me permitiu aprofundar os conhecimentos e obter diferentes perspetivas, graças à composição do corpo docente (a maioria são arquitetos e engenheiros civis) relativamente aos diferentes problemas e desafios urbanos.
Como geógrafo sempre tive mais interesse nas questões do urbanismo, dos transportes e da mobilidade e o MPPU deu-me as ferramentas necessárias para me especializar e trabalhar nessas temáticas.
Naturalmente, o facto da FEUP ser sinónimo de excelência – basta verificar os rankings internacionais – teve um peso preponderante na minha decisão. A exigência e o rigor que nos são transmitidos pelos professores são úteis para o nosso dia a dia, seja profissionalmente ou em termos pessoais.
Como antigo aluno, nunca perdi o contacto com a FEUP e prova disso foi a oportunidade que a Faculdade me providenciou em fazer investigação no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA).
O tempo passa a correr e parece que foi ontem que entrei nesta aventura no ensino superior. É importante aproveitar os anos de faculdade, os professores, a vivência académica e os eventos da Universidade. São os melhores anos das nossas vidas.