Gonçalo Vaz
Sempre tive curiosidade em perceber a lógica por detrás do que nos rodeia, creio que foram o meu pai e o meu avô que despertaram em mim essa vontade. Engenharia é uma área abrangente que permite desenvolver soluções criativas para problemas reais, traduzido em projetos com verdadeiro impacto na sociedade. Por outras palavras, ser engenheiro é aceitar o desafio de moldar o mundo — e eu aceitei-o.
A escolha do curso de Engenharia do Ambiente, apesar de óbvia, foi difícil. A transição para o ensino superior é, geralmente, uma das alturas mais difíceis nas nossas vidas e ter de escolher o curso que pretendemos seguir, com toda a oferta que há, é complicado. Por muito que nos informemos só sabemos como é realmente depois de o experienciarmos.
Para além da minha vocação para a engenharia, a biologia é uma área de grande interesse pessoal e procurei conjugá-las — Engenharia do Ambiente pareceu-me ser o curso perfeito. O momento em que vivemos é um ponto de viragem na história da Humanidade; é fundamental tomar decisões corretas pois o nosso futuro e o futuro do planeta Terra tal como o conhecemos dependem disso. Eu pretendo ser um elemento ativo e dinâmico na transição para um modo de vida sustentável que dê ao meio ambiente a importância que merece. Estou convicto que o mundo precisa de mais engenheiros do ambiente, uma vez que se trata de um curso transversal que forma profissionais competentes, essenciais na transição para um planeta mais sustentável.
A escolha da FEUP foi fácil. No plano pedagógico, a faculdade tem um excelente nível de ensino à escala nacional e internacional, complementado por infraestruturas e equipamentos excecionais. No plano académico, as atividades extracurriculares são inumeráveis. Não faltam associações e núcleos estudantis, equipas de desporto, grupos de voluntariado, pintura, a tuna e muito mais! Pessoalmente, faço parte do Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente (NEEA-FEUP) e posso dizer que é uma excelente maneira de conhecer pessoas; permitiu-me aprender muito, principalmente no que toca à organização de eventos e gestão da parte financeira uma vez que faço parte do conselho fiscal.
Para concluir, tenho a certeza de que tomei a decisão certa ao ingressar na Licenciatura em Engenharia do Ambiente na FEUP. O ambiente no curso é excelente, há competitividade positiva e entreajuda, a componente prática está muito presente, e há potenciação da capacidade de trabalhar em grupo e individualmente. Além disso, as turmas do curso são relativamente pequenas por isso o ensino torna-se bastante personalizado — o que é uma grande mais-valia para mim! Aconselho todos os futuros estudantes universitários que estiverem interessados a virem para Engenharia do Ambiente!