FILIPE ESTRELA
A decisão de me candidatar ao Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios deveu-se à necessidade que senti, no decorrer da minha atividade profissional, em ter um domínio mais transversal e holístico de um projeto de construção. Após terminar o primeiro ano deste mestrado, estou certo dos benefícios de retomar a formação académica após alguns anos de experiência profissional. É positivo não só porque conseguimos ver mais facilmente a utilidade dos conteúdos transmitidos e adaptá-los à realidade do mercado de trabalho, mas também porque se procurarmos a complementaridade das formações isso permite-nos tornar o nosso conhecimento mais sistémico e estabelecer relações mais profícuas entre diferentes disciplinas.
A estrutura curricular do mestrado funciona muito bem, do meu ponto de vista. As unidades curriculares do primeiro semestre permitem aos estudantes adquirir um enquadramento teórico das diferentes especialidades, e no segundo semestre somos confrontados com o desafio de pôr em prática os conteúdos teóricos abordados anteriormente. A qualidade do corpo docente é indiscutível, tanto quanto o seu empenho. O nível de exigência do mestrado é alto, no entanto, acredito que quem termina esta formação estará posicionado para ser uma mais valia no mercado de trabalho. Aconselho este curso a todos os que tiverem oportunidade de o fazer.
A escolha da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi relativamente óbvia para mim, não só pela sua qualidade e reconhecido prestígio a nível nacional e internacional, mas também pela estreita relação que mantém com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde me formei em 2013.