FERNANDO PESSOA

Sou bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no Brasil, e durante minha graduação tive experiências com pesquisas académicas em diversas áreas da engenharia civil. Sabia há algum tempo que quando me formasse gostaria de fazer um mestrado em alguma universidade fora do Brasil, e diversos professores me indicaram a Faculdade de Engenharia da U.Porto por ser uma instituição que conheciam e consideravam ser de excelência.

Ao me formar acabei mudando a minha área de atuação para a construção civil, e para minha grata surpresa descobri que teria início um curso de segundo ciclo que abordaria não só os diversos projetos necessários para a construção, mas também outros assuntos, como gestão de obras e sustentabilidade.

Me inscrevi no Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios (MPRINCE) com expectativas altas, mas posso afirmar que essas expectativas foram superadas. No curso conheci professores extremamente experientes e dedicados ao ensino, abordando mais profundamente áreas que eu já havia estudado, e assuntos que eu até então não conhecia. A turma é formada por engenheiros civis e arquitetos, cada um com diferentes experiências profissionais, e é possível sentir isso na execução dos trabalhos em grupo quando as habilidades se complementam e dão origem a projetos que diferem bastante entre si.

No mestrado tenta-se abordar os diversos problemas existentes na construção civil com uma visão mais moderna e tecnológica, algo importante para uma indústria que infelizmente não evoluiu tanto quanto poderia nos últimos anos.

Estou extremamente feliz com minha escolha, e acredito que todos os engenheiros civis e arquitetos que tenham interesse pela área de projetos de construção civil aprenderiam bastante no MPRINCE.