APRESENTAÇÃO
O perfil de formação do ciclo de estudos é o da Engenharia Química, com base nas ciências físicas (Química e Física) e nas ciências da vida (Biologia), juntamente com conhecimentos de Matemática e conteúdos de desenvolvimento pessoal. A cultura geral (prática) da engenharia é acentuada através de uma perspetiva pedagógica em constante renovação. Assim, o percurso do estudante durante o ciclo de estudos inicia-se com a formação em unidades curriculares (UCs) na área das ciências básicas, e evolui para UCs mais específicas das áreas de ciências de engenharia e engenharia química. As metodologias de ensino vão-se também adaptando desde uma formação inicial mais teórica até uma formação mais aplicada e prática, com maior autonomia dos estudantes nos últimos anos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Da perspetiva de formação, a Licenciatura em Engenharia Química promove o desenvolvimento ou aquisição das seguintes competências:
- Entender a natureza e dimensão das indústrias transformadoras com laços estreitos com a Engª. Química;
- Compreender os princípios da física, química e biologia e sua aplicação em processos de análise;
- Adquirir os conhecimentos necessários em áreas das ciências de base e nucleares do ciclo de estudos que permitam a resolução de problemas fundamentais em Engª. Química;
- Ter a consciência dos métodos disponíveis para a implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, com todas as implicações inerentes;
- Ser capaz de comunicar eficazmente com especialistas e não especialistas, utilizando as ferramentas mais adequadas.
TAXA DE CANDIDATURA
55€
LÍNGUA
Português
PROPINAS
Consulte aqui os valores
PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho
DURAÇÃO
3 anos
CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso
REGIME
Diurno
REGIME GERAL DE ACESSO
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
Física e Química
Matemática A
NUMERUS CLAUSUS
63
TESTEMUNHOS
Vídeos
PERFIL DO CURSO
Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados do ano académico de 2020/2021, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Química. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.
32%
68%
5% Estudantes Internacionais
CANDIDATOS POR VAGA
6,58
454
CANDIDATOS
AO CURSO
1,28
CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO
49%
ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO
APÓS A LICENCIATURA
Após concluir a Licenciatura em Engenharia Química poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia Química. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.
EVENTOS
Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.
Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/escolas