APRESENTAÇÃO
O perfil de formação que este ciclo de estudos pretende atingir confere aos graduados uma formação cuidada nas ciências básicas da Engenharia, bem como uma formação abrangente nos fundamentos das grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Eletrotécnica e Computadores (EEC). Ao longo do ciclo de estudos vai-se passando de unidades curriculares com ênfase nas ciências básicas até às de âmbito mais tecnológico.
A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC) da FEUP dotará os estudantes de uma sólida formação de base em EEC, que lhes permitirá:
- adquirir conhecimentos especializados em ciclos de estudos mais avançados nas áreas de Automação, Energia ou Telecomunicações, Eletrónica e Computadores;
- acompanhar a evolução de conhecimentos e tecnologias da EEC ao longo da carreira profissional.
A formação é praticamente igual para todos os estudantes, incidindo em áreas fundamentais da EEC e complementada com uma formação apropriada em ciências fundamentais e ciências fundamentais de engenharia. Estimulam-se as competências transversais, tanto nas unidades curriculares (UCs) nucleares como através de UCs de competências não-técnicas em Engenharia e de um projeto integrador final. No âmbito das UCs, as competências transversais são desenvolvidas em trabalhos e projetos realizados em grupo, apresentações orais, elaboração de relatórios técnicos e organização de sessões técnicas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os estudantes da L.EEC deverão adquirir uma formação sólida em Matemática (Álgebra, Análise Matemática, Métodos Numéricos, Probabilidades e Estatística), Física (Mecânica e Ondas, Termodinâmica e Estrutura da Matéria, Eletromagnetismo); adquirirão uma formação sólida em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: Análise de Circuitos, Sinais e Sistemas (contínuos e discretos), Teoria do Controlo, Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores, Programação, Instrumentação e Medição, e Sistemas Elétricos de Energia. Os estudantes ficarão aptos a analisar sistemas elétricos e eletrónicos de alguma complexidade, a explicar quantitativamente os seus princípios de funcionamento e a avaliar o respetivo desempenho. Deverão também desenvolver capacidades de conjugar eficazmente diferentes facetas da EEC colaborando em projetos multidisciplinares em EEC. Deverão desenvolver a capacidade de expressão, de trabalho em equipa e de liderança, e adquirir sensibilidade a questões éticas e ambientais.
TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso
LÍNGUA
Português
PROPINAS
Consulte aqui os valores
PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho
DURAÇÃO
3 anos
CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso
REGIME
Diurno
REGIME GERAL DE ACESSO
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
Física e Química
Matemática A
NUMERUS CLAUSUS
230
TESTEMUNHOS
Vídeos
PERFIL DO CURSO
Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados de anos académicos anteriores, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.
85%
15%
4% Estudantes Internacionais
CANDIDATOS POR VAGA
3,57
874
CANDIDATOS
AO CURSO
0,75
CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO
48%
ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO
APÓS A LICENCIATURA
Após concluir a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.
EVENTOS
Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.
Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/escolas