ORIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Orientação e integração são aspetos distintos, mas estão intimamente ligados. São inúmeras as atividades na FEUP que contribuem para a integração dos estudantes, desde cultura e desporto a atividades extra-curriculares, associações de estudantes, entre outras.
As iniciativas de Orientação servem para facilitar o processo de Integração logo desde a chegada à FEUP. As atividades são variadas e por vezes diferenciadas por ciclo de estudos.
Primeiro ciclo – Licenciaturas
Os estudantes que ingressam pela primeira vez numa licenciatura vêem integrada no seu plano de estudos a unidade curricular “Projeto FEUP”, uma disciplina transversal a todos os cursos, que visa facilitar a integração social e académica e assim promover o sucesso escolar.
Para estes estudantes são organizadas atividades de receção – o Orienta-te – que abrangem os vários aspetos da vida académica e se concentram ao longo de uma intensa semana.
SEGUNDO E TERCEIRO CICLOS
Para os novos estudantes de Mestrado e Doutoramento são normalmente organizadas sessões de boas-vindas à FEUP, onde são apresentados os serviços mais relevantes de que podem usufruir, principais associações e até mesmo organizações externas úteis para o percurso na FEUP.
Para estes estudantes, o iPoint – Intercultural Contact Point organiza ainda sessões informativas ou lúdicas ao longo de todo o ano letivo, muitas vezes em conjunto com associações de estudantes.
Mentoria Interpares
A Mentoria Interpares é um projeto apoiado pela Universidade do Porto com a adesão de várias faculdades, entre as quais Engenharia. Este é um programa institucional de acolhimento, integração e vivência solidárias no ensino superior. Junta atuais e novos estudantes nacionais e internacionais, para que estes se sintam integrados a nível académico, pessoal e social promovendo o sucesso académico, a prevenção do abandono escolar e o desenvolvimento de competências transversais.