APRESENTAÇÃO

A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial (L.Aero) visa dotar os estudantes de uma formação transversal, sistémica e multidisciplinar no domínio da engenharia aeroespacial. A licenciatura concilia as seguintes áreas científicas:

– Matemática;

– Sistemas Computacionais;

– Materiais e Estruturas, com ênfase nos Materiais, Processos de Fabrico, Mecânica e Estruturas Aeroespaciais;

– Fluidos e Energia, englobando Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Aerodinâmica e Turbomáquinas;

– Sistemas, com ênfase na componente de Circuitos, Eletromagnetismo, Sinais, Sistemas e Controlo.

A L.Aero apresenta uma elevada componente laboratorial e computacional, culminando na elaboração de um projeto final. Em termos complementares, pretende-se criar uma dinâmica de envolvimento através da integração de uma Competição de Engenharia Aeroespacial, bem como o desenvolvimento de competências transversais através da integração de unidades curriculares específicas na área.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os Licenciados em Engenharia Aeroespacial irão adquirir conhecimentos sólidos e integrados nas áreas científicas fundamentais desta engenharia: matemática e física, nomeadamente materiais e estruturas, fluidos e energia, sistemas e computação. Com base nestes conhecimentos, os Licenciados em Engenharia Aeroespacial irão ter uma visão holística da área, conhecendo os principais desafios tecnológicos, e devem ter a capacidade de contribuir para o projeto preliminar, fabrico e ensaio de sistemas aeroespaciais.

Estes Licenciados terão as competências necessárias para:

1. prosseguir os seus estudos em ciclos mais avançados de Engenharia Aeroespacial e áreas afins;
  2. acompanhar a evolução de conhecimentos e tecnologias da área Aeroespacial ao longo da carreira profissional.

TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso

LÍNGUA

PROPINAS
Consulte aqui os valores

PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho

DURAÇÃO

CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso

REGIME

Airbus UK
Giuseppe Corrado
Alumnus
Stress Engineer at Kopter Group (Leonardo)

APÓS A LICENCIATURA

Após concluir a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial poderá futuramente candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia Aeroespacial. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.

MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL

MESTRADO EM ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

CONSULTE AQUI A LISTA COMPLETA DE MESTRADOS

EVENTOS

Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.

Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/profissaoengenharia

CONTACTOS DO CURSO

Secretariado: