Sara Pardilhó
No momento de decidir que curso escolher, a Engenharia do Ambiente foi desde logo a minha primeira opção. A possibilidade de aliar o fascínio pelas ciências exatas com as questões da sustentabilidade, de contribuir para proteger o ambiente e melhorar a qualidade de vida no planeta, e o facto de ser um curso versátil que me permitiria trabalhar em diversos setores de atividade (como energia, tratamento de águas e resíduos, planeamento do território, qualidade do ar, construção, investigação, …) não deixou margem de dúvidas de que seria a escolha acertada.
Sempre tive a FEUP como referência a nível nacional, aliás a sua excelência é distinguida internacionalmente nas diversas áreas de Engenharia. Quando entrei no curso de Engenharia do Ambiente, em 2011, foi um sonho tornado realidade, tinha conseguido! É sem dúvida uma faculdade e um curso exigente, com uma abrangência enorme em termos de conhecimento.
Mas a faculdade não é só a instituição, é também as pessoas que nos rodeiam. A exigência e rigor do leque de docentes (embora não entendesse na altura), percebo agora que são úteis não só para o nosso futuro profissional, mas também para enfrentar os mais diversos desafios do dia a dia. Para além disso, é-nos dada a possibilidade de participar em diversas atividades extracurriculares, incluindo a organização anual do Fórum do Ambiente, do qual me orgulho de ter feito parte da comissão organizadora. E claro, ficam os amigos para a vida!
Hoje, continuo a pertencer à FEUP, como estudante do Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente, tendo já tido a oportunidade de dar algumas aulas, um desafio que me tem feito crescer a nível pessoal e profissional.
O meu conselho para os futuros estudantes é que aproveitem todas as oportunidades que o curso e a FEUP proporcionam, que se desafiem e se permitam crescer enquanto pessoas e futuros profissionais. Certamente não se arrependerão da escolha!