Mariana Costa
Escolher o curso que se quer seguir no Ensino Superior é sempre uma tarefa ingrata, porque é impossível ter 100% da certeza de que estamos a escolher acertadamente. Não fui uma exceção à regra, mas, após experimentar todos os cursos de Engenharia na FEUP através do programa “À descoberta das Engenharias” da Universidade Júnior, e de algumas sessões de esclarecimento dos diversos cursos da faculdade, as dúvidas já eram muito poucas quando coloquei Engenharia do Ambiente, na FEUP, como minha primeira opção de candidatura.
Com o primeiro ano da minha licenciatura agora concluído, não restam dúvidas de que a escolha que fiz foi a acertada. Neste curso, tenho encontrado tudo o que procurava: algo transversal, desafiante, com temas atuais e com uma componente prática que me deu uma noção mais palpável do que é, realmente, ser um Engenheiro do Ambiente, e que me fez desenvolver uma paixão pela minha futura profissão.
Ganhei também um novo gosto pelo Porto – apesar de ter vivido cá toda a minha vida, o espírito académico permitiu-me ver a cidade com outra luz e descobrir todas as oportunidades que esta tem para mim. Comecei a integrar vários projetos e programas de voluntariado que têm enriquecido ainda mais a minha experiência universitária e me presentearam com novas amizades, oportunidades e um sentido de propósito.
Estou muito grata por ter encontrado o meu verdadeiro lugar enquanto estudante de Engenharia do Ambiente na FEUP. Há um ano, escolhi um curso - mas, sem saber, escolhi também uma família insubstituível de colegas de licenciatura e abri a porta a um futuro que, a cada dia, se revela mais promissor.