APRESENTAÇÃO
A Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente é um primeiro ciclo de estudos, organizado segundo o modelo de Bolonha, integrando-se na formação em minas da FEUP na seguinte forma:
- Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, 3 anos e 180 ECTS, em que é feita a formação técnica básica
- Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, 2 anos e 120 ECTS, de consolidação técnica.
- Doutoramento em Engenharia de Minas e Geo-Recursos, 3 anos e 180 ECTS, de desenvolvimento tecnológico e científico avançado
No primeiro ano são estudados os temas básicos da ciência necessários ao engenheiro, nas áreas da Matemática, da Física, da Química e das Ciências da Terra (60 ECTS). No segundo ano são abordadas as temáticas tecnológicas transversais da engenharia como a aplicação da física aos materiais, ou da matemática ao cálculo (60 ECTS). No terceiro ano são abordados as tecnologias básicas da mineração, como as operações unitárias do processamento, e do desmonte / extração (60 ECTS).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os sistemas mineiros são especialmente complexos, dado serem híbridos naturais, sociais, ambientais e tecnológicos, terem enormes dimensões físicas e económicas, e um impacto ambiental, social e político muito relevante. Assim, a compreensão da mineração atual e do futuro exige:
- o domínio das ferramentas científicas e tecnológicas comuns da engenharia;
- um profundo conhecimento do domínio geológico e dos seus processos, desde a micro escala mineralógica até à escala planetária;
- o conhecimento das tecnologias mineiras, no seu sentido mais amplo de reconhecimento/prospeção, extração, processamento, compatibilização ambiental e comercialização;
- a capacidade de leitura sistémica da mina .
Este alargado conhecimento de suporte é necessário para lidar com a tecnologia mineira e a sua complexa matéria prima.
O objetivo deste ciclo de estudos é preparar as bases de conhecimento científico e técnico, e de capacidades individuais de interação profissional que permitirão a formação de um técnico mineiro de topo capaz de conhecer, compreender, conceber e operar com todas estas dimensões.
Prepara o adequado conhecimento de ciências básicas e da terra e de tecnologias transversais de engenharia e específicas de engenharia de minas, que serão fundamentais nos ciclos de estudo subsequentes e sem as quais o estudante não poderá desenvolver as ferramentas conceptuais para a compreensão sistémica de todo o processo mineiro, para a construção de visões integradoras das grandes áreas do ciclo produtivo da mineração.
TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso
LÍNGUA
Português
PROPINAS
Consulte aqui os valores
PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho
DURAÇÃO
3 anos
CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso
REGIME
Diurno
REGIME GERAL DE ACESSO
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
Física e Química
Matemática A
ou
Biologia e Geologia
Matemática A
NUMERUS CLAUSUS
20
TESTEMUNHOS
Vídeos
62%
38%
4% Estudantes Internacionais
CANDIDATOS POR VAGA
6,58
75
CANDIDATOS
AO CURSO
0,11
CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO
27%
ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO
APÓS A LICENCIATURA
Após concluir a Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.
EVENTOS
Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.
Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/escolas