APRESENTAÇÃO
O principal objetivo da Licenciatura em Bioengenharia é o de preparar recursos humanos com capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia dos dispositivos,de processos e da engenharia molecular,promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico. Pretende-se que os graduados sejam capazes de manipular,operar e manter sistemas e serviços em domínios específicos da Bioengenharia. Pretende-se também assegurar que os estudantes tenham contato experimental com técnicas de investigação,por forma a desenvolver a curiosidade/interesse pela realização de investigação científica de alto nível de carácter fundamental e/ou aplicado,segundo os parâmetros de qualidade e padrões éticos internacionalmente aceites.Nos objetivos de formação do plano de estudos incluem-se também o desenvolvimento de competências para realização de trabalho em grupo para a comunicação com os seus pares e com a comunidade académica e empresarial.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os licenciados devem ser capazes de conceber, projetar, implementar e operar sistemas complexos, geradores de valor acrescentado, num contexto de sustentabilidade ambiental e social, e de ética profissional e social. Acresce uma formação cívica integral,com formação extracurricular. Os estudantes devem adquirir capacidades e atitudes que lhes proporcionem, o desempenho desejável em trabalho de grupo em ambientes multiculturais e multidisciplinares, na inovação, e como agentes de mudança.Os objetivos da aprendizagem da L.BIO foram desenhados tendo por base os referenciais CDIO e EUR-ACE.
Os descritores CDIO visam a aquisição de proficiência em: ciências básicas; ciências da engenharia; tecnologias da sua área de formação; gestão de projeto, implementação e operação de sistemas; capacidades e atitudes interpessoais e profissionais;e conceção, projeto, operação de sistemas na empresa e no contexto social. Estes descritores estão já adaptados às exigências da acreditação nos EUA pelo ABET.
TAXA DE CANDIDATURA
Varia por regime de ingresso
LÍNGUA
Português
PROPINAS
Consulte aqui os valores
PERÍODO LETIVO
Setembro-Junho
DURAÇÃO
3 anos
CANDIDATURAS
Prazos variam por regime de ingresso
REGIME
Diurno
REGIME GERAL DE ACESSO
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
Física e Química
Matemática A
ou
Biologia e Geologia
Matemática A
NUMERUS CLAUSUS
98
TESTEMUNHOS
Vídeos
PERFIL DO CURSO
Considerando a desintegração do Mestrado Integrado apenas a partir de 2021/2022, dando origem aos cursos de Licenciatura e de Mestrado separadamente, a seguinte informação tem por base dados de anos académicos anteriores, relativos aos estudantes do Mestrado Integrado em Bioengenharia. Os dados baseiam-se nas estatísticas de ingresso da FEUP, bem como em informação disponível no Portal Infocursos.
37%
63%
4% Estudantes Internacionais
CANDIDATOS POR VAGA
6,58
560
CANDIDATOS
AO CURSO
3,06
CANDIDATOS POR VAGA
EM 1ª OPÇÃO
97%
ESTUDANTES COLOCADOS
SÃO EM 1ª OPÇÃO
APÓS A LICENCIATURA
Após concluir a Licenciatura em Bioengenharia poderá candidatar-se ao respetivo Mestrado, em Bioengenharia. Em alternativa, a FEUP oferece um vasto conjunto de cursos de 2º Ciclo em Engenharia e áreas multidisciplinares. Aconselhamos a análise dos objetivos e requisitos de admissão dos cursos que possam ser do seu interesse.
EVENTOS
Ao longo do ano são organizados vários eventos de esclarecimento acerca da Profissão de Engenheiro em geral e dos cursos da FEUP em particular. Para os alunos do ensino secundário os eventos podem incluir palestras nas respetivas escolas ou então visitas guiadas aos laboratórios da FEUP.
Mas são várias as possibilidades direcionadas também a alunos que já estão no ensino superior e que pretendem saber mais sobre os cursos da FEUP, desde apresentações ao agendamento de uma sessão privada para tirar dúvidas sobre o curso. Verifique todas as iniciativas na página fe.up.pt/escolas