TIAGO LEÇA
A entrada na Universidade tem sempre um choque associado. Um choque de culturas, de metodologias de ensino e um choque de liberdades. Foi isso mesmo que eu senti quando fui acolhido na Faculdade de Engenharia da U.Porto. Mas esse choque é apenas a reação natural à saída da zona de conforto e é saudável porque nos prepara para o início de uma jornada que passa rápido.
Inicialmente estava um pouco confuso sobre se o curso de Engenharia Mecânica seria o adequado para mim, mas depois de completar o 1º ano descobri que estava no lugar certo e os anos seguintes só me vieram dar ainda mais razão!
O curso de Mecânica e sobretudo o Departamento de Engenharia Mecânica oferecem-nos muitas oportunidades. Oportunidades para atividades extracurriculares, para lecionar cursos de verão, fazer palestras, promover eventos, realizar pequenos projetos para cadeiras, etc.. Tudo experiências relevantes para formar um bom engenheiro.
O ambiente do curso é muito próximo, as relações com os professores começam por ser distantes pela falta de iniciativa dos alunos, mas com o tempo a proximidade aumenta e percebemos a sua missão. O núcleo de estudantes de Eng. Mecânica (NEEM) é um apoio importante para todos estudantes e dá um ótimo ambiente!
Não tenho dúvida que o curso de Engenharia Mecânica é o mais vasto em termos de conhecimento e equiparável ao de outras grandes universidades europeias. Os professores são carismáticos, prestáveis e conciliam cada vez mais a parte teórica com a parte prática para nos mostrar exemplos reais daquilo que aprendemos, elevando a qualidade de ensino!
Atualmente exerço funções numa grande empresa e não deixa de ser curioso que os especialistas e outros colegas mais velhos me perguntem que universidade frequentei e como possuo tanto conhecimento relevante de várias áreas da mecânica.
Trabalho no desenvolvimento dos sistemas mecânicos de turbinas eólicas e todo o conhecimento que adquiri de cálculo estrutural, materiais, processos de fabrico, sistemas hidráulicos, energia e gestão são aplicados numa base diária.
Formei-me sabendo que fiz um bom percurso com o carimbo do Departamento de Engenharia Mecânica e da FEUP.