
Na sequência do Acordo de Paris das Nações Unidas alcançado em 2015, os Estados-Membros da UE comprometeram-se a promover a descarbonização da economia e a transição energética, visando a neutralidade carbónica em 2050.
Algumas estratégias a seguir para atingir as metas do Acordo de Paris incluem, por exemplo: i) a promoção a nível industrial dos processos de oxi-combustão usando ar enriquecido em oxigénio (concentração de oxigénio > 95%); ii) a captura e purificação, a baixo custo, do dióxido de carbono das correntes de exaustão de chaminés industriais; iii) a promoção do uso de hidrogénio como vetor energético.
Estas estratégias exigem o desenvolvimento de tecnologias eficientes e economicamente sustentáveis, respetivamente, para: i) a separação do oxigénio do azoto; ii) a separação do dióxido de carbono do azoto e do oxigénio; iii) a separação do hidrogénio do gás natural.
Os métodos tradicionais de separação e purificação de gases, como a destilação criogénica e a adsorção por modulação de pressão, são energeticamente muito intensivos. É neste contexto que surge a tecnologia de membranas para realizar a separação e purificação de gases de uma forma muito mais eficiente e economicamente muito mais sustentável.
Nesta EngiTalk será apresentada a tecnologia de membranas para a separação e purificação de gases relevantes para a descarbonização da energia.
Orador(a): Carlos Gabriel Pires Morgado Bernardo
Breve nota biográfica:
Licenciado e Mestre em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorado em Ciência dos Materiais pela Universidade de Oxford no Reino Unido. Ocupa desde 2020 o lugar de Investigador Auxiliar no LEPABE (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia) no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. No LEPABE-DEQ tem centrado a sua atividade de investigação no desenvolvimento de membranas de carbono para a separação e purificação de gases.
Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.
Destinatários
Ensino Secundário
Duração
45 min.
Local de realização
Instalações da escola requerente ou da FEUP