A Microeletrónica está presente em praticamente tudo o que nos rodeia. Faz parte de tudo o que pode ser apelidado de “tecnologia”, desde a medicina e a indústria automóvel até aos telemóveis, computadores, relógios e televisões. Na FEUP, desenvolvem-se competências em Microeletrónica, projetando aquilo a que vulgarmente se chamam ‘chips’ de silício. Ou seja, são criados circuitos eletrónicos, simulados, testados, desenhados e enviamos para fabrico… para mais tarde serem testados de novo. Esta EngiTalk aborda a conceção de um chip do ponto de vista do Engenheiro Eletrotécnico do domínio da Microeletrónica, desmistificando como a tecnologia dos dias de hoje é desenvolvida e explorando o que o futuro nos reserva nesta área.

 

Orador(a): Cândido Duarte

Breve nota biográfica:

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e docente no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da mesma instituição. Os seus interesses incluem microeletrónica analógica e de sinal misto, com foco em transceptores de rádio frequência para comunicações sem fios, arquiteturas lineares de transmissores, projeto CMOS de ultra-baixa potência, circuitos analógicos assistidos por digitais, eletrónica com recolha de energia do meio ambiente e transmissão de energia sem fios debaixo de água. De forma geral, dedica-se ao projeto de circuitos integrados e ao desenvolvimento de técnicas de otimização para essa área.

Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.

Destinatários

Ensino Secundário

Duração

45 min.

Local de realização

Instalações da escola requerente ou da FEUP

Palavras-chave