Nesta EngiTalk será explorado o papel da Engenharia e da inteligência artificial no combate à doença coronária, considerada uma das principais causas de morte mundial. O projeto CardioSafe, uma colaboração entre a FEUP e o Hospital de Braga utiliza a dinâmica de fluídos computacional para analisar o escoamento de sangue nas artérias coronárias e identificar, assim, padrões que podem prever a progressão da doença Coronária. Integrando os dados de angiografias das coronárias com algoritmos de IA, pretende-se compreender a complexa relação entre a hemodinâmica local, a morfologia vascular, e a progressão da doença. Esta é uma oportunidade para os alunos descobrirem como a Engenharia pode salvar vidas e transformar os cuidados de saúde, inspirando a próxima geração de engenheiros e cientistas.

 

Orador(a): Érica Doutel

Breve nota biográfica:

Investigadora auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e membro integrante do Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte (CEFT). Doutorada em Engenharia Química e Biológica, o seu trabalho foca-se na aplicação de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para estudar doenças cardiovasculares, especialmente a progressão da aterosclerose. Atualmente, coordena o projeto CardioSafe, que combina dados clínicos de angiografias coronárias invasivas com análises hemodinâmicas e algoritmos de IA para identificar novos indicadores de risco da progressão da aterosclerose. Com colaborações internacionais e uma abordagem interdisciplinar, está comprometida em promover soluções inovadoras para a saúde cardiovascular, inspirando jovens estudantes a explorar a interseção entre a engenharia e a saúde.

Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.

Destinatários

Ensino Secundário

Duração

60 min.

Local de realização

Instalações da escola requerente ou da FEUP

Palavras-chave