O cérebro humano é a mais espantosa máquina de engenharia do universo conhecido, não admira, por isso, que a ciência tente aprender a sua estrutura e imitar o seu desempenho. Esta EngiTalk oscilará entre a descrição dos sistemas nervosos dos mamíferos superiores e a construção de sistemas neurais artificiais, explicando porque é errada a ideia comum de que o cérebro é um grande computador – é, mas não da forma como geralmente se pensa. Serão apresentados sistemas, inspirados no cérebro humano, usando redes neuronais artificiais em aplicações práticas, da previsão de energias renováveis à robótica, desafiando os participantes a compreenderem de que modo a engenharia também ajuda as neurociências.

 

Orador(a): Vladimiro Miranda

Breve nota biográfica:

Professor Emérito da Universidade do Porto, tendo sido por quase vinte anos Professor Catedrático da FEUP em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Integrou a primeira geração fundadora do INESC TEC e serviu no seu Conselho de Administração durante 18 anos. Foi primeiro Presidente do INESC Macau e é, desde 2012, fundador e Presidente do INESC P&D Brasil. Considerado o primeiro cientista da UP elevado a Fellow do IEEE (USA), recebeu posteriormente o Prémio de Excelência do IEEE em energias renováveis. É, à data, Conselheiro Científico de várias instituições internacionais na Europa, África e América. Das suas contribuições científicas e técnicas, os seus modelos estão em uso em empresas em diversos países. Autor prolífico, foi reconhecido pela Stanford University como um dos 1% de cientistas mais influentes do mundo no seu domínio pela Stanford University.

Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.

Destinatários

Ensino Secundário

Duração

60 min.

Local de realização

Instalações da escola requerente ou da FEUP

Palavras-chave