
O Hidrogénio tornou-se mais relevante no panorama energético mundial, apontado como uma solução promissora de energia sustentável, quando acoplado a fontes de energia renováveis, tais como solar ou eólica. Sendo produzido desta forma pode ser considerado hidrogénio verde, sem emissões poluentes associadas. O hidrogénio, produzido por eletrólise da água, em momentos de excesso de produção de energia por parte de fontes renováveis, pode ser armazenado e convertido novamente em eletricidade através da reação inversa, recorrendo a células de combustível. Nesta EngiTalk pretende-se dar a conhecer melhor esta molécula tão pequena, mas com tanto potencial, bem como as tecnologias associadas (eletrólise e células de combustível) e suas aplicações.
Orador(a): Daniela Sofia de Castro Falcão
Breve nota biográfica:
Licenciou-se em Engenharia Química em 2004 e doutorou-se em Engenharia Química e Biológica em 2010, ambos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A tese de doutoramento foi focada em células de combustível de membrana permutadora de protões (PEMFC). Durante o doutoramento, desenvolveu PEMFC, incluindo a sua construção e otimização, bem como modelos numéricos. Após o doutoramento trabalhou como investigadora de Pós-Doutoramento, desenvolvendo trabalhos de investigação, primeiro em micro PEMFC a metanol e, desde o início de 2015, em eletrólise PEM, na FEUP. Atualmente encontra-se a trabalhar como Investigadora Auxiliar na FEUP (CEFT/ALiCE), na área do hidrogénio, incluindo o desenvolvimento de células de combustível e eletrolisadores, acoplados a fontes de energia renováveis, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais verde.
Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.
Destinatários
Ensino Secundário
Duração
60 min.
Local de realização
Instalações da escola requerente ou da FEUP