
A voz e a fala representam a modalidade mais importante de comunicação humana. Porém, esta pode ser afetada por condições de saúde que impedem a produção de uma voz normal. Restaurar esta capacidade através de tecnologia requer conhecimento aprofundado dos mecanismos fisiológicos de produção de voz, mas também dos mecanismos da audição.
Esta EngiTalk propõe uma “digressão” ilustrada e lúdica pelo som, audição e sistemas físicos e biológicos de produção de som de que são exemplo a queda de uma gota de chuva, a estridulação de um grilo, o balido de uma cabra ou a fonação de um humano.
Orador(a): Aníbal João de Sousa Ferreira
Breve nota biográfica:
Professor Associado com Agregação, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e investigador no INESC TEC. Leciona unidades curriculares nas áreas da teoria do sinal, processamento de sinal -incluindo fisiológico-, multimédia e telecomunicações. Ainda durante a sua formação universitária, na sequência de formação paralela em Estudos Franceses, foi professor no ensino secundário de disciplinas de Português e Francês, durante dois anos. Após a sua primeira formação em Engenharia Eletrotécnia e Computadores (Licenciatura de 5 anos, em 1988) e de forma mais intensa após a conclusão do seu mestrado e doutoramento na mesma área e com especialização em telecomunicações, em 1992 e 1998, respetivamente, liderou ou participou em vários projetos de investigação científica relacionados com o processamento de sinal, em especial, aplicado a sinais de áudio e fala, em interligação com os sentidos da audição e produção de voz. Neste âmbito, foi também o promotor principal de uma spin-off académica na área das tecnologias de apoio ao diagnóstico da voz, à terapia da fala e ao uso artístico da voz cantada. Realizou diversos estágios de investigação em vários centros de investigação e universidades estrangeiras, designadamente Philips Research Labs (Eindhoven, Holanda), Laboratórios Bell da AT&T (Nova Jérsia, EUA), Rutgers University (Nova Jérsia, EUA) e MIT (Massachusetts, EUA). Publicou mais de 100 artigos em revistas e conferências, orientou 7 estudantes de doutoramento e 45 de mestrado. É amante da Natureza, apreciador das várias Artes, admirador do génio criador humano, e tem por hobbies o desporto e, na música, a percussão.
Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.
Destinatários
Ensino Secundário
Duração
60 min.
Local de realização
Instalações da escola requerente ou da FEUP