Esta Engi talk explora o futuro da energia solar nas cidades, destacando o potencial das tecnologias fotovoltaicas. Estas soluções versáteis e eficientes podem ser integradas em diversos locais – desde telhados e fachadas até mobiliário urbano e aplicações da Internet das Coisas (IoT) – tornando a energia solar mais acessível e sustentável.

A utilização de sistemas fotovoltaicos em ambientes urbanos é vasta. Ao tirar partido de tecnologias fotovoltaicas avançadas, as cidades podem otimizar a geração de energia sem necessidade de grandes novas infraestruturas. Além disso, a integração de painéis solares em estruturas existentes pode melhorar a eficiência energética, reduzir a pegada de carbono e contribuir para a independência energética.

Os avanços em materiais, eficiência e soluções de armazenamento estão a tornar os sistemas fotovoltaicos cada vez mais viáveis para uma adoção generalizada. Governos, empresas e comunidades devem colaborar para implementar políticas, incentivos e infraestruturas que facilitem esta transição. Esta EngiTalk incentiva a inovação e a responsabilidade coletiva na adoção destas soluções, abrindo caminho para ambientes urbanos mais sustentáveis e resilientes.

 

Orador(a): Luísa Manuela Madureira Andrade Silva

Breve nota biográfica:

Doutorada em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Porto,é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem mais de 15 anos de experiência de investigação em sistemas eletroquímicos e fotoeletroquímicos para conversão de energia. É co-autora de mais de 70 publicações em revistas internacionais e de 8 famílias de patentes. Participou em 19 projetos de investigação (14 nacionais e 5 internacionais) e recebeu 10 prémios de reconhecimento científico, atribuídos por entidades industriais e académicas. Além da investigação, interessa-se por áreas ligadas ao empreendedorismo tendo já participado em dois programas de aceleração de tecnologias com vista ao estudo da sua viabilidade comercial e venceu a segunda edição do Business Ignition Programme promovido pela Universidade do Porto, INESC-TEC e CIIMAR.

Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.

Destinatários

Ensino Secundário

Duração

45 min.

Local de realização

Instalações da escola requerente ou da FEUP

Palavras-chave