Atualmente, existem jogos onde é preciso usar Matemática para abrir um cofre, Química para decifrar uma palavra com a tabela periódica, ou Programação para descobrir a palavra-passe.
O IEER (Escape Room Educativo Imersivo) pode integrar desafios STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e transformar qualquer experiência de jogo dos alunos numa aprendizagem dinâmica, envolvente e emocionante.

Nesta EngiTalk, será explorada a forma como o IEER físico, digital e híbrido, pode ser utilizado para ensinar e desenvolver competências fundamentais que os alunos precisam de aprender, como o pensamento crítico e resolução de problemas; comunicação e colaboração; criatividade e inovação; flexibilidade e adaptabilidade; aprendizagem ao longo da vida; e liderança e responsabilidade.
No final, os participantes serão convidados a resolver um pequeno IEER, descobrindo na prática como aprender através de jogos educativos pode ser muito mais estimulante do que imaginavam!

 

Orador(a): Diana Quitéria Teixeira de Sousa

Breve nota biográfica:

Professora Assistente Convidada em Jogos Digitais no Departamento de Engenharia Informática, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Frequenta o Programa Doutoral em Media Digitais com a especialização de Tecnologias e Interação Humano-Computador na Universidade do Porto (programa conjunto entre a Universidade do Porto, a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa). O seu tema de investigação foca-se nas Escape Rooms Educativas Imersivas. Adicionalmente, é também estudante externa do Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE), do INESC TEC (Porto), onde recentemente obteve uma Bolsa de Investigação para concluir uma Plataforma de Aprendizagem Imersiva, na qual estava integrada uma ferramenta de recomendação sustentada em investigação científica na área.

Nota: A submissão deste formulário trata-se de uma manifestação de interesse, não de um agendamento confirmado. Após preencher este formulário, será contactado(a) pela organização para o agendamento desta atividade.

Destinatários

Ensino Secundário

Duração

90 min.

Local de realização

Instalações da escola requerente ou da FEUP

Palavras-chave