O Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática (NIAEFEUP) e a Association for Computing Machinery (ACM), ambos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, dinamizaram, no passado dia 12 de dezembro, a iniciativa internacional “Hour of Code” na Escola Secundária Garcia de Orta, no Porto. A ação tem como objetivo introduzir conceitos de programação a públicos de diferentes idades.

Segundo Maria Clara Alves, professora de Aplicações Informáticas da Escola, “a atividade foi excelente. Os alunos da FEUP dinamizaram a atividade muitíssimo bem, o que despertou o interesse de todos os alunos, sem exceção”. Esta ação foi implementada em duas turmas de 12º e a linguagem de programação explorada foi Python.

De acordo com João Pereira, presidente do NIAEFEUP, “todos os alunos estiveram empenhados na atividade, inclusive alguns deles começaram a experimentar coisas diferentes das do guião, com base naquilo que já sabiam de programação das aulas e também pela própria intuição”.

Os estudantes da FEUP partilharam ainda um pouco da sua experiência em Engenharia Informática e Computação, bem como os projetos desenvolvidos no âmbito dos Núcleos/Associações que integram. “Os alunos revelaram-se bastante curiosos na área e nos projetos realizados na faculdade que foram apresentados, fazendo perguntas pertinentes”, avança João Pereira.

A Escola Secundária Garcia de Orta integra a rede CAMPUS FEUP. Este projeto teve início em maio de 2023 e pretende estreitar ligação com as instituições com mais impacto na faculdade, pela quantidade e pela qualidade dos alunos colocados.