A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebeu, no passado dia 13 de dezembro, mais de 80 alunos da Escola Secundária de Monserrate (ESM), de Viana do Castelo. Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer as instalações e a oferta formativa da faculdade.

Segundo Maria Helena Rodrigues, professora da ESM responsável pela organização da iniciativa, “a visita à FEUP revelou-se extremamente positiva”. “Fomos recebidos de forma muito prestável e acolhedora, e a disponibilidade manifestada contribuiu para uma experiência enriquecedora”. Durante a visita, os alunos puderam conhecer alguns dos espaços mais emblemáticos da faculdade, os seus cursos e saber mais sobre a vida académica, curricular e extracurricular.

Ao longo do percurso, foram ainda exploradas 7 engenharias através de atividades prático-demonstrativas e conversas com estudantes. “Durante a visita, os alunos observaram as atividades desenvolvidas em cada uma das áreas visitadas e avaliaram se o seu futuro académico estaria ligado a alguma delas. Isto é relevante, uma vez que muitos alunos não têm uma noção clara do que se faz em cada uma dessas áreas”, afirma a professora da ESM.

A visita contou com o apoio logístico dos docentes-representantes dos cursos referidos, e com a contribuição dos Núcleos de Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

A Escola Secundária de Monserrate integra a rede CAMPUS FEUP. Este projeto teve início em maio de 2023 e pretende estreitar ligação com as instituições com mais impacto na faculdade, pela quantidade e pela qualidade dos alunos colocados.