Foram mais de 70 alunos da Escola Secundária João Gonçalves Zarco (ESJGZ), de Matosinhos, a visitar a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no passado dia 7 de dezembro. O objetivo da sua vinda foi conhecer as instalações e a oferta formativa da faculdade.

Segundo Sérgio Souto, professor da ESJGZ responsável pela organização da iniciativa, “a visita superou todas as expectativas e ajudou os alunos a decidir qual a orientação a tomar no seu futuro”. Ao longo da manhã, os alunos do Ensino Secundário assistiram a uma apresentação sobre Engenharia, a oferta formativa da FEUP e sobre a vida académica na faculdade, dinamizada por Carlos Oliveira, diretor de Comunicação da FEUP. “Ficamos com a perceção de que a FEUP é uma grande instituição de ensino. Os alunos perceberam que a faculdade é conhecida pela sua excelência académica e pela qualidade dos seus programas de engenharia. Para além disto, puderam conhecer as variadas atividades extracurriculares de que a faculdade dispõe”, avança o professor da ESJGZ.

Acompanhados por estudantes e docentes da FEUP, os alunos visitaram ainda as instalações da faculdade e conheceram melhor 7 engenharias, realizando atividades prático-demonstrativas e assistindo a testemunhos de estudantes. “Os alunos ficaram abismados com os laboratórios e instalações da instituição. Verificaram que muitos professores da faculdade são reconhecidos nas suas áreas de atuação e estão envolvidos em investigação de ponta, nacional e internacional”, partilha Sérgio Souto. “Observaram também que a FEUP mantém parcerias com a indústria nacional e internacional, proporcionando aos alunos oportunidades de estágio e emprego após a sua formação”, acrescenta.

A visita contou com o apoio logístico dos docentes-representantes dos cursos referidos, e com a contribuição dos Núcleos de Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

A Escola Secundária João Gonçalves Zarco integra a rede CAMPUS FEUP. Este projeto teve início em maio de 2023 e pretende estreitar ligação com as instituições com mais impacto na faculdade, pela quantidade e pela qualidade dos alunos colocados.