Foi lançada, no dia 18 de maio de 2023, a rede CAMPUS FEUP com o objetivo de reforçar a ligação com as escolas secundárias que mais impacto geram na Faculdade quer pelo número de alunos colocados, como também pela qualidade dos graduados que acabam o seu percurso académico no prazo de cinco anos. O que se pretende com esta iniciativa é enfatizar as relações com estas escolas enquanto incubadoras de talento num prolongamento do campus no Pólo Universitário da Asprela, mobilizando as respetivas comunidades numa parceria estratégica ancorada na missão de formar mais e melhores engenheiro(a)s.
Com esse objetivo, foi realizado um estudo das inscrições na Faculdade entre os anos letivos 2013/14 e 2017/18, e das respetivas graduações no prazo de cinco anos (até 2022/23), tendo sido selecionadas 17 Escolas representando mais de 25% das inscrições, que apresentam as mais elevadas taxas de graduação em Engenharia na duração prevista para o curso.
Lista das Escolas selecionadas:
- Escola Secundária Aurélia de Sousa
- Escola Secundária de Almeida Garrett
- Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida
- Escola Secundária Eça de Queirós – Póvoa de Varzim
- Escola Secundária Filipa de Vilhena
- Escola Secundária Garcia de Orta
- Escola Secundária da Maia
- Escola Secundária de Monserrate
- Escola Secundária de Penafiel
- Escola Secundária João Gonçalves Zarco
- Escola Secundária de Rio Tinto
- Escola Secundária Santa Maria Maior
- Escola Secundária Alves Martins
- Colégio D. Diogo de Sousa
- Colégio Luso-Francês
- Colégio Internato dos Carvalhos
- Colégio Nossa Senhora do Rosário
Espera-se que a rede CAMPUS FEUP se materialize em relações mais próximas com estas Escolas, em visitas regulares de docentes e alunos, e em ações pedagógicas com vista à melhoria do desempenho escolar. Pretende-se também desenvolver acordos de cooperação com algumas destas Escolas, em projetos de interesse comum.