
O Prémio Carreira é atribuído anualmente pela FEUP a um alumnus que se distinguiu pela sua extraordinária carreira profissional.
Em 2022, a FEUP distinguiu o Engenheiro António Mota*. O Prémio Carreira 2022 será atribuído na Conferment Ceremony 2023.
As quatro edições anteriores do Prémio Carreira da FEUP foram conquistadas por Carlos Moreira da Silva (2021), João Serrenho (2020), António Segadães Madeira Tavares (2019) e Luís Valente de Oliveira (2018).
* António Mota, licenciado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.Iniciou a sua carreira como estagiário na Mota & Companhia, passando por vários departamentos operacionais da empresa. Em 1981, assume a Direcção-Geral da Mota & Companhia e, entre 1987 e Agosto de 1995, assume o cargo de Vice-Presidente Executivo, sendo posteriormente sido nomeado em 1995 Presidente da Sociedade.
Após ter concretizado com sucesso entre 1999 e o ano 2000 a aquisição da Engil e a sua fusão com a Mota & Companhia, operação ainda hoje considerada um exemplo e da qual resultou um Grupo empresarial líder no setor da Engenharia e Construção em Portugal, tornou-se Presidente da Mota-Engil, SGPS, a Holding do Grupo resultante da fusão, cargo que ocupou até janeiro de 2023, tendo neste período sido o líder e promotor de uma estratégia de internacionalização que elevou o Grupo de referência nacional a uma das 25 maiores construtoras europeias.
António Mota foi distinguido em 2003 pelo Presidente Jorge Sampaio com a Comenda de Mérito Industrial assim com a Medalha de Mérito Municipal em 2012 pela Câmara Municipal do Porto, participando ativamente como membro de diversas organizações empresariais e académicas, centrando igualmente a sua participação cívica e de filantropia em ações de responsabilidade social com destaque para a Fundação Manuel António da Mota, destacando-se o Prémio Manuel António da Mota, instituído em 2010.