Diagnóstico de Avarias em Sistemas Ciberfísicos Industriais
Resumo
O contexto de crescimento exponencial da necessidade da digitalização da sociedade e da economia incorpora em si mesmo a presença massiva de sistemas ciberfísicos, que acabam por criar novos desafios em termos de diagnóstico de avarias e de gestão de ativos. Exemplos representativos são a exploração de parques de energia eólica ou fotovoltaica, constituídos por um elevado número de subsistemas distribuídos e interligados, que têm de ser monitorizados e controlados usando um grande número de dispositivos interligados e de algoritmos inteligentes de controlo para garantia de funcionamento seguro. Outro exemplo da tendência crescente destas redes de sistemas ciberfísicos é uma cidade inteligente com infraestruturas inteligentes de apoio à distribuição de energia, de água e transporte. Embora atualmente a utilização de procedimentos automatizados de monitorização e de controlo sejam amplamente aceites e em operação, esta utilização tornou as infraestruturas mais suscetíveis a falhas, que podem estar na origem de avarias com danos catastróficos para a operação e com consequências severas que afetam a vida quotidiana dos cidadãos, em particular para as infraestruturas críticas.
Objetivos
A FEUP pretende com esta unidade de formação dotar os respetivos formandos (licenciados ou profissionais da área da engenharia eletrotécnica, mecânica e de informática ou equivalentes) dos conhecimentos que permitam a incorporação de métodos avançados de diagnóstico, de algoritmos inteligentes de deteção de avarias nos seus produtos/processos de fabrico ou na exploração de infraestruturas críticas em operação.
A ação de formação permitirá aos formandos do 2º ciclo aptidões especializadas e a utilização de técnicas mais avançadas para a resolução de problemas em sistemas complexos e de natureza ciberfísica, contribuindo deste modo para consolidar a capacidade de reflexão e crítica de soluções técnicas na área do diagnóstico automático de avarias.
Programa
. Introdução aos sistemas ciberfísicos industriais (SCFI).
. Processos de supervisão e de gestão de avarias.
. Definição da terminologia na área do diagnóstico automático de avarias.
. Tipos de falhas em sistemas ciberfísicos industriais e modelos de falhas.
. Técnicas de diagnóstico: Metodologias baseadas em modelos, Metodologias baseadas em dados e Métodos híbridos. Métricas de avaliação do diagnóstico e de classificação das falhas.
. Exercícios de aplicação e casos de estudos simulados em Matlab/Simulink: Sistemas de diagnóstico em sistemas de conversão de energia, em sistemas de fabrico e de transportes.
Destinatários
Licenciados ou Mestres e possuir conhecimentos em Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica e Engenharia Informática.
Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Electrónica e Automação
Bolsas PRR
As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.
Informação Geral
12 horas de contacto
08/11/2024 a 23/11/2024
Sexta-feira: 17h30 às 20h30
Sábado: 9h00 às 12h00
Presencial
1.5ECTS
150€
Português
Vagas | 15-30