Obras Marítimas e Offshore
Resumo
Portugal tem a 3ª maior Zona Económica Exclusiva da UE e com a extensão da sua plataforma continental passará a ter uma área marítima 40 vezes superior àárea terrestre. Tem também uma zona costeira com mais de 1800 km de extensão exposta ao Atlântico Norte e, portanto, a ações importantes do ambiente marítimo, que aumentarão no futuro devido aos efeitos das alterações climáticas. Consequentemente, os riscos costeiros tenderão a aumentar, o que éespecialmente importante tendo em conta que 75% da população vive no litoral, cerca de 14% a menos de 2km da linha de costa em preia-mar. Por outro lado, os portos marítimos são essenciais para o transporte de mercadorias e impulsionadores do crescimento económico, sendo que aproximadamente 75% do comércio externo da UE passa por estas infraestruturas, que são constantemente confrontadas com novos desafios, designadamente com a necessidade de se modernizarem e de ajustarem os seus serviços ao mercado. Por fim, na estratégia nacional para o aproveitamento dos recursos do mar, os recursos energéticos marinhos têm muita relevância, contudo é amplamente reconhecido que existe uma lacuna ao nível da formação qualificada nesse domínio.
Objetivos
Neste contexto, a presente unidade curricular aborda um conjunto de temas atuais e estratégicos relacionado com as zonas costeiras e com o mar. Pretende-se dotar os estudantes com as ferramentas e conhecimentos que lhes permitam compreender os processos físicos e os mecanismos associados à geração das marés, vento, ondas e correntes.
Programa
. Introdução à Hidráulica Marítima e Costeira – ondas, marés e correntes;
. Dinâmicas dos ambientes costeiros – processos de transformação e de transporte sedimentar;
. Riscos de inundação e erosão em zonas costeiras;
. Obras Costeiras;
. Obras Portuárias;
. Estruturas Offshore e Energias Marinhas.
Destinatários
Titulares do grau de licenciado, grau de mestrado ou equivalente legal na área de Engenharia Civil ou áreas similares consideradas adequadas pela Comissão Científica.
Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Engenharia Civil e Tecnologia
Bolsas PRR
As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.
Informação Geral
28 horas de contacto
15/11/2024 a 13/12/2024
Sexta-feira: 17h30 às 21h00
Sábado: 9h30 às 13h00
B-learning
3ECTS
300€
Português
Vagas | 15-30