Nanoformulações na Indústria Química
Resumo
Este plano de formação enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência, complementando os investimentos efetuados no domínio da inovação, investigação,digitalização e transição energética, de que são exemplos as Agendas Mobilizadoras, Empresas 4.0 e Descarbonização da Indústria. Os grandes investimentos previstos em matéria de infraestruturas, modernização tecnológica, novos processos e modelos organizacionais, tanto na Administração Pública, como no setor privado, beneficiarão dos resultados de adequação e melhoria das qualificações dos seus profissionais, contribuindo significativamente para o sucesso agregado do Plano de Recuperação e Resiliência.
Esta unidade de formação contínua visa dotar os estudantes com competências para enfrentar os desafios da nanotecnologia na indústria química e áreas afins promovendo a inovação. Pretende-se assim fornecer aos estudantes as ferramentas mais adequadas para desenvolver e operar processos químicos de modo a responderaos objetivos do Pacto Ecológico Europeu (Pilar 3 e Pilar 9) e do Desenvolvimento Sustentável.
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos avançados sobre as propriedades, diferentes técnicas de processamento e caracterização físico-química de materiais nano-estruturados. Sejam capazes de selecionar as tecnologias de processamento a utilizar no desenvolvimento de nanoformulações, de acordo com o tipo de aplicação pretendida. Também é esperado a aquisição de competências que permitam desenvolver novos materiais nano-estruturados para várias aplicações tecnológicas futuras na indústria química, alimentar e farmacêutica.
Conhecimento sobre processos regulamentares para a implementação de nanoformulações para usos diversos no mercado.
Programa
1. Introdução: conceitos de Nanociência e Nanotecnologia.
. Nanotecnologia aplicada pela indústria química, têxtil, alimentar e farmacêutica.
2. Materiais nano-estruturados: definição e propriedades. Tipos de nanomateriais.
. Propriedades dos materiais nano-estruturados.
3. Técnicas de fabrico de bottom-up e métodos de funcionalização das superfícies nanoestruturadas.
4. Técnicas de caracterização de nanomateriais.
5. Desenvolvimento de nanoformulações: utilização de ferramentas de otimização do processo de produção – Design Experimental e NanoEngineer-1.
6. Exemplos de aplicação de nanoformulações.
7. Aspetos regulamentares de nanoformulações.
Destinatários
Licenciados em Engenharia Química (ou áreas similares).
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização desta formação.
Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.
Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Tecnologia dos Processos Químicos
Bolsas PRR
As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.
Informação Geral
52 horas de contacto
Datas a definir
B-learning
6ECTS
600€
Português
Vagas | 15-30